Formação de Docentes: “Capacitar SalesianaMENTE” junta especialistas em educação

No âmbito da implementação da Proposta Educativa das Escolas Salesianas, a Fundação Salesianos vai promover entre os dias 1 e 16 de julho o seminário “Capacitar SalesianaMENTE” à distância, combinando sessões assíncronas e síncronas.

Organizada em nove módulos, a formação terá como mediadores Guilherme d’Oliveira Martins, Administrador da Fundação Calouste Gulbenkian, antigo Ministro da Educação e antigo Secretário de Estado da Administração Educativa, Francisco Varela, responsável pelo Sector Educativo dos Salesianos do Uruguai, Pedro Sales Rosário da Universidade do Minho, Alexandre Castro Caldas da Universidade Católica Portuguesa, Filomena Araújo do Instituto de Avaliação Educativa, os salesianos Pe. José Aníbal Mendonça e Pe. Tarcízio Morais, Marco Dias da Silva, Diretor Pedagógico dos Salesianos do Porto, e o especialista em avaliação Hélder Sousa.

O seminário destina-se aos elementos das direções das escolas, aos coordenadores dos Departamentos Curriculares e às “Equipas-tração” de cada Escola, e está organizado em sessões síncronas precedidas por sessões assíncronas, que permitirão o aprofundamento dos assuntos e a interação com o formador e entre os formandos nas sessões síncronas. 

O objetivo principal deste curso é promover a reflexão e a partilha sobre a inovação e o ensino-aprendizagem nas Escolas Salesianas nas diferentes dimensões da Proposta Educativa e desenvolver uma reflexão prospetiva em vista da sua implementação.

A Equipa Educativa da Fundação Salesianos, responsável pela organização do seminário, explica que “ao ancorarmos a Proposta Educativa das Escolas Salesianas no aforismo inspirador de São João Bosco «A educação é assunto do coração», não só pretendemos ilustrar o seu Sistema Preventivo, como também explorar um conjunto de opções concretas, baseadas em evidências científicas, quer ao nível pedagógico, didático, metodológico, quer formativo e pastoral, consistentes e estratégicas, que fazem da Escola Salesiana uma escola com caráter próprio e diferenciadora”.

Leia também  Professores e alunos da ESAO assinalam Dia Internacional da Filosofia

O curso de 25 horas é disponibilizado em língua portuguesa e castelhana, é de frequência gratuita e vai decorrer através das plataformas “Moodle” e “Zoom”.

Massive Open Online Course (MOOC) “Capacitar SalesianaMENTE

1 a 16 de julho de 2020

Módulo 0: Enquadramento para a atualização da Proposta Educativa

Módulo 1: Porquê uma escola melhor?; Formador: Francisco Varela

Módulo 2: Perfil dos alunos à saída da Escolaridade Obrigatória; Formador: Guilherme d’Oliveira Martins

Módulo 3: Moldura carismática da Escola Salesiana: “A Pessoa que a Escola Salesiana está a descobrir”; Formador: Pe. Tarcízio Morais

Módulo 4: Princípios de Aprendizagem transversais e Chaves Psicopedagógicas; Formador: Pedro Sales Rosário

Módulo 5: Modelo Pedagógico – Anatomia e fisiologia do modelo; Formador: Marco Dias da Silva

Módulo 6: Como acontece a Aprendizagem profunda? Bastidores da deep learning; Formador: Alexandre Castro Caldas

Módulo 7: Construção de Ambientes potentes de vida e de aprendizagem; Formadora: Filomena Araújo

Módulo 8: Avaliação Dinâmica; Formadores: Hélder de Sousa e Filomena Araújo

Artigos Relacionados