Festival Clip D. Bosco está de regresso com uma novidade

A Pastoral Juvenil dos Salesianos vai promover mais um Festival Clip D. Bosco, o concurso salesiano de curta-metragens destinado a jovens residentes em Portugal e Cabo Verde, que este ano com uma novidade um concurso de Fotografia que tem como objetivo valorizar a arte da fotografia, e a imagem em geral, como uma arte de transmissão de valores.

O tema proposto para os dois concursos é “És Missão”. As curtas-metragens e as fotos submetidas deverão dar visibilidade ao tema proposto, que tem como base o tema do Ano Pastoral 2019-2020.

As palavras de Maria dirigidas aos servos em Caná podem contribuir para a realização dos trabalhos. Essas palavras, ainda que colocadas no início do ministério público de Jesus, transformam-se na sua herança a cada um de nós: “fazei o que Ele vos dizer”. Escutar, para colocar em prática a Palavra, é a recomendação simples mas essencial da Mãe de Jesus e é o programa de vida do cristão. “Em Caná os discípulos de Jesus tornam-se a sua família e nasce a fé da Igreja. Àquelas bodas todos nós somos convidados, para que o vinho novo não volte a faltar” (Papa Francisco).

Na recente exortação Cristo Vive, o Papa dirige-se aos jovens dizendo “quero encorajar-te a assumir este compromisso, porque sei que o teu coração, coração jovem, quer construir um mundo melhor. (…) São jovens que querem ser protagonistas da mudança. Peço, não vejam a vida da varanda, entrai nela” (nº 174).

O Festival vai ter lugar nos Salesianos do Estoril, no próximo dia 25 de abril de 2020. No dia, além das curta-metragens apresentadas a concurso, haverá também uma exposição com as fotografias que concorrem, bem como o anúncio dos vencedores.

Leia também  Recordar o Beato Artémides Zatti através do cinema

Inscrição das Curtas-Metragens e Fotos:

A inscrição no concurso é feita em duas fases, de acordo com o calendário da edição em questão. A saber:

  • Pré-inscrição através do preenchimento de um formulário que contém uma ficha técnica e a sinopse, no site dos Salesianos. Esta pré-inscrição deverá ser feita até dia 29 de fevereiro de 2020.
  • Inscrição definitiva com a entrega da versão final do trabalho a concurso para bruno.leite@salesianos.pt, até dia 17 de abril de 2020.

A inscrição no concurso é gratuita.

Calendário

  • Fase de divulgação e pré-inscrição em Curtas e Fotos – de 14 a 29 de fevereiro 2020;
  • Fase de produção e envio da versão final – até 17 de abril de 2020;
  • Realização do concurso – 25 de abril de 2020, nos Salesianos do Estoril (Horário provisório da atividade: 16h00 – abertura com convidados e workshop; 18h00 – lanche; 19h00 – concurso).

Artigos Relacionados