Festa de Nossa Senhora Auxiliadora celebrada nos Salesianos do Estoril

O mês de maio é um mês muito significativo para os portugueses e particularmente para a Família Salesiana. Nele celebramos Maria, mãe de Jesus, nossa mãe, mestra e auxiliadora.

Dizia Dom Bosco que “celebrar a festa de Maria Auxiliadora deve ser o início da festa eterna que devemos celebrar todos juntos um dia no paraíso”.

Todos os anos, o dia 24 de maio é celebrado com grande envolvimento e espírito comunitário. Este ano, apesar dos condicionamentos que se nos impuseram, acabámos por descobrir o ânimo de proporcionar uma festa que fosse, como em anos anteriores, igualmente marcante e única.

Nos dias que antecederam a celebração, convidámos toda a comunidade dos Salesianos do Estoril a preparar-se espiritualmente. A cada dia, chegava até nossas casas um testemunho pessoal de alguém da nossa comunidade, que nos contava como via e vivia as virtudes de Nossa Senhora no seu dia a dia. Para uma reflexão e oração mais pessoal, disponibilizámos um pequeno subsídio para uma leitura diária, sobre a presença de Maria Auxiliadora na vida de Dom Bosco e na congregação salesiana. 

No dia 22 de maio, alunos, educadores, familiares e amigos dos Salesianos do Estoril, com a ajuda da transmissão online, celebraram a Solenidade de Nossa Senhora Auxiliadora. O espaço da igreja que, em outras datas, se enchia por completo de sorrisos e vozes dos nossos alunos, deu lugar a uma presença espiritual, não menos intensa, em torno do mistério eucarístico. Os alunos fizeram-se representar por alguns finalistas que carregaram em ombros o andor de Nossa Senhora, repleto de flores brancas e intenções de quem quis agraciar a nossa mãe e mestra. Com efeito, dias antes da Festa, essas mesmas flores foram sendo entregues na Escola pelas famílias dos nossos alunos, num gesto bonito de união de toda Escola. 

Leia também  Luísa Cepêda Lopes na revista "Marcas que Marcam"

O momento de ação de graças foi também muito marcante, tendo sido projetado um vídeo onde foram surgindo todos os alunos da Escola, à medida que iam recitando uma bonita oração de agradecimento à Mãe do Céu. 

No final da Eucaristia, houve também espaço para a sessão festiva. Após um momento musical, apresentado por alguns alunos do Musicentro, toda Escola pôde competir num grande Quizz acerca de Maria Auxiliadora. 

Foi um dia de grandes emoções, um dia de verdadeira Festa e que nos voltou a aproximar! Um dia diferente, certamente, mas em que nos sentimos de novo como Escola, como família, todos reunidos sob o manto protetor de Maria.

Artigos Relacionados