Festa da Santidade Juvenil no Porto

Os Salesianos do Porto celebraram o dia com a presença do Padre Provincial que presidiu à Eucaristia e com atividades para os vários anos.

O dia 16 de outubro foi o dia da Festa da Santidade Juvenil nos Salesianos do Porto. Iniciámos a festividade com a Eucaristia, presidida pelo Provincial dos Salesianos, Pe. José Aníbal, que veio assim coroar a Visita Provincial, iniciada na semana anterior, em que se encontrou com os vários grupos dos Salesianos do Porto, das Edições Salesianas e do SolSal que está a nascer na Casa Juvenil.

Após a missa, os alunos do Pré-Escolar, 1.º e 2.º Ciclos realizaram um show cooking narrativo e musical, com a ajuda dos músicos do ArtiSport, sobre a sopa, já que o dia também era o dia Mundial da Alimentação. E exprimiram tão bem e tão alto o seu desejo por sopa, que a chef residente da Praça da Alegria, Cristina Manso Preto, veio preparar-lhes uma sopa especial, acompanhada pela nutricionista Elsa Alves, para garantir que o repasto estava equilibrado.

Enquanto se cozinhava, os sentidos iam “salivando”, não só por causa do aroma que ia abrindo o apetite, mas também pela história que os alunos do 4.º ano nos iam contando, sobre uma sopa que era tão “delicioooooosa” que até os vegetais dela falavam.

Foram ainda distribuídas aos alunos umas colheres de pau. Não para comer, mas para fazer percussão, com o baterista do ArtiSport.

Os alunos do 3.º Ciclo e do Secundário que, enquanto estavam a praticar desporto ouviram a alegria dos mais pequenos, não resistiram e vieram degustar a sopa. Para além da sopa, o ArtiSport também lhes deu música.

Seguiu-se o almoço e uma tarde desportiva com jogos tradicionais e duplas de voleibol e 3×3 em basquetebol.  

Leia também  Encontros com D. Bosco: A Oração no discernimento vocacional

A cereja no topo do bolo… Talvez não se deva dizer isto no dia mundial da alimentação! O dia terminou na companhia das famílias, com a cerimónia de entrega dos diplomas aos alunos que integraram o quadro de valor e excelência  e mérito, reconhecendo o seu trabalho e empenho no ano letivo anterior.

Artigos Relacionados