João Martins, antigo aluno dos Salesianos de Lisboa, e autor do livro Fernando Caló ofereceu, recentemente, um exemplar desta, que é a sua primeira obra literária, à biblioteca da escola, com o propósito de “melhorar o dia de quem se propuser a lê-la”.
O livro Fernando Caló é uma biografia ficcionada, que tem por base a pormenorizada descrição dos eventos de vida do seu protagonista, oferecida pela obra “Caló” (1960), da autoria de Gabriel Bosco. Nesta obra, João Martins apresenta o protagonista como “um aluno que tinha um grande sonho, que era ser santo”, para além disto, era “exemplo e modelo do aluno salesiano”.
Sobre Fernando Caló
Nascido a 29 de maio de 1939, em Setúbal, Fernando Duarte da Silva Pereira Caló ingressou nos Salesianos do Estoril onde completou a instrução primária e começou a dar mostras de fé e caridade. Entrou, depois, no curso industrial de tipografia nas Oficinas de São José (atuais Salesianos de Lisboa).
Empenhado admirador de S. Domingos Sávio, demonstrou, ao longo da sua curta vida, inúmeras virtudes, típicas da santidade salesiana: a liderança, a energia, a honestidade, a fé, o exemplo, a justiça, o respeito pelos deveres, a bondade, a confiança em Deus e, acima de tudo, a alegria.
No dia 22 de abril de 1956, no decorrer de uma partida de futebol, embateu, frontalmente, contra uma coluna da arcada do edifício das Oficinas de São José, em Lisboa, acidente que gerou as consequências que levariam à sua morte precoce, a 26 de julho de 1956, com 17 anos. Está sepultado no Cemitério dos Prazeres, em Lisboa.