Fátima: Peregrinação Nacional da Família Salesiana e Dia do Movimento Juvenil Salesiano

“Com Maria, a santidade é alegria” foi o tema da 67.ª Peregrinação da Família Salesiana ao Santuário Mariano de Fátima. Também em Fátima, os jovens dos ambientes dos Salesianos e das Filhas de Maria Auxiliadora comemoraram o Dia MJS.

Nos dias 18 e 19 de maio a Família Salesiana (FS) viveu a peregrinação anual ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima. A Eucaristia de domingo no recinto do Santuário foi presidida pelo Arcebispo da Arquidiocese de Évora, D. Francisco Senra Coelho, que recordou o “íntegro e abnegado testemunho sacerdotal” de São João Bosco como exemplo de quem soube “amar, defender, promover e dar a vida pelas crianças, adolescentes e jovens mais pobres” e desafiou os peregrinos a serem missionários do amor de Deus através de “gestos concretos de Evangelho vivido e partilhado”.

Na véspera, D. Francisco Senra Coelho, antigo aluno salesiano do Colégio Dom Bosco de Maputo, Moçambique, tinha já estado unido aos jovens do Movimento Juvenil Salesiano durante o espetáculo “Arte e Fé”, no Centro Paulo VI.

O Provincial, Pe. José Aníbal Mendonça, a Provincial das Filhas de Maria Auxiliadora, Ir. Rosa Cândida Gomes, e o Delegado Nacional da FS, Pe. Joaquim Taveira da Fonseca, partilharam com a FS a devoção a Maria, numa peregrinação que juntou 800 elementos da FS e muitos outros peregrinos no Santuário.

No dia 18, sábado, também o Movimento Juvenil Salesiano esteve em Fátima para o encontro nacional anual Dia MJS, organizado pela Pastoral Juvenil Salesiana e pelo Delegado Nacional, Pe. Álvaro Lago. Vindos das diversas casas dos Salesianos e das Salesianas de Portugal, 500 jovens uniram-se para festejar a alegria de Dom Bosco e de Madre Maria Mazzarello. Alguns momentos foram vividos unidos à Família Salesiana, como a Saudação a Nossa Senhora, o espetáculo “Arte e Fé” e o Terço na Capelinha das Aparições. Durante o dia os jovens participaram em vários workshops. O Dia MJS concluiu com um contagiante concerto de oração.

Leia também  Escola Salesiana de Cabo Verde apresentou musical “Também hoje é Natal”

Artigos Relacionados