Faleceu Pe. Manuel Carlos Pereira Pinhal

Vimos comunicar o falecimento, esta tarde, do Pe. Manuel Carlos Pereira Pinhal, pertencente à comunidade de Lisboa.


O Pe. Manuel Pinhal era natural do Troviscal – Oliveira do Bairro. Nascido em 1944, professou na Congregação Salesiana em 1966. Depois do curso filosófico-humanístico em Manique, do tirocínio em Évora, e do curso teológico na Universidade Católica de Lisboa, foi ordenado sacerdote em Mogofores, em 1975.

Num aceno rápido ao seu percurso de vida, diremos que não se poupou a esforços nas variadas e exigentes funções a que foi sendo chamado: responsável do Centro Juvenil e dos Escuteiros nas Oficinas de São José, Director e Pároco no Colégio de Poiares, Delegado Provincial para a Pastoral Juvenil, Ecónomo Provincial, Pároco em Lisboa.

De entre as características do Pe. Manuel Pinhal, fica-nos indelevelmente gravada a sua alegria, a doçura no trato, o optimismo, a sua generosidade, a abertura de espírito, a sensibilidade aos valores artísticos e, acima de tudo, a dedicação à juventude e o zelo pastoral.

Elevamos a Deus a nossa oração, pedindo-Lhe que receba este nosso irmão no Seu Reino e o recompense pela dedicação da sua vida ao serviço da Igreja na Congregação Salesiana.

Lisboa, 5 de Janeiro de 2022
Secretaria Provincial

Artigos Relacionados