Faleceu o Pe. João Vieira

Faleceu no dia 24 de outubro, no Hospital do Funchal, o salesiano Pe. João Vieira, da Comunidade Salesiana do Funchal.

O Pe. Vieira nasceu em Fevereiro de 1927 em Alburitel (Vila Nova de Ourém). Professou na Congregação em 1946 e foi ordenado presbítero em 1956. Depois de dois anos como formador no seminário de Mogofores, foi destinado à comunidade salesiana do Funchal e aí o manteve a obediência religiosa durante 64 anos, isto é, até ao final dos seus dias.

Nessa casa, nessa escola do Funchal, o Pe. João Vieira engradeceu o nome salesiano como sacerdote e como educador. Deixou marca indelével em centenas, milhares de alunos como professor competente e estimado, pela sua dedicação à arte da educação e do ensino, pela sua presença estimulante, serena, alegre e constante. Esta sua ação era conhecida e reconhecida em toda a ilha da Madeira. Prova disso é o facto de, em 2017, ter sido agraciado pelo Presidente da República com o Grau de Comendador da Ordem da Instrução Pública.

Pedimos a Deus que acolha o Pe. João Vieira no Reino da paz e da felicidade e que suscite para a Província Salesiana vocações generosas que sigam os passos da sua vida.

Lisboa, 24 de Outubro de 2022

Secretaria Provincial

Cerimónias fúnebres:
O corpo do Pe. João Vieira chegará à Escola Salesiana do Funchal no dia 25 de outubro, pelas 17 horas, seguindo-se a recitação do Terço.
A Eucaristia de Exéquias será no dia 26, às 10 horas.

Artigos Relacionados