Évora: Instituição dos Ministérios dos Leitores e dos Acólitos

A celebração da solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, 8 de dezembro de 2016, foi vivida de uma forma muito especial na Casa de Formação de Évora. Neste dia foram instituídos, nos ministérios do leitorado e do acolitado, quatro salesianos seminaristas: no ministério do Leitorado, os clérigos Celestino da Costa e Fernão Ximenes; no ministério do Acolitado, os clérigos Casimiro Morais e Salvador José.

A Eucaristia foi presidida pelo provincial, Pe. Artur Pereira, e concelebrada pelo Pe. José Jorge, diretor da Casa Salesiana de Évora, Pe. Simão Cruz, vigário provincial, Pe. António Gomes, vice-diretor e pároco da Paróquia Maria Auxiliadora, e o Pe. Domingos Caetano, salesiano de Timor.

A Eucaristia contou com a participação de grande número de fiéis que encheram a Igreja. O Agrupamento 320, dos escuteiros da paróquia, marcou presença em grande número e o seu grupo coral animou a Eucaristia com cantos participados com entusiasmo por toda a assembleia.

Um grande grupo de acólitos, muitos deles timorenses, deu ainda maior brilho à cerimónia.

Logo a seguir à proclamação do Evangelho e antes da homilia, os candidatos foram apresentados à assembleia dos fiéis e chamados pelo nome, um por um, pelo diretor, Pe. José Jorge. O presidente da Eucaristia, Pe. Artur Pereira, felicitou os candidatos aos ministérios pela opção tomada e desafiou-os a serem sinais e portadores do amor de Deus junto do povo de Deus e, porque salesianos, em especial no meio dos jovens, como leitores e acólitos instituídos, mais um passo na caminhada para o sacerdócio.

Depois da homilia, num gesto simples mas significativo, o Presidente da celebração entregou aos leitores a Sagrada Escritura, e aos acólitos o cálice com vinho e o pão, terminando com a oração: “Abençoai, Senhor, estes nossos irmãos, escolhidos para o ministério dos Leitores e para o ministério dos Acólitos e fazei que sejam assíduos no anúncio da Palavra e no serviço do altar, distribuindo fielmente aos seus irmãos a Boa Nova e o Pão da Vida, e cresçam cada vez mais na fé e na caridade”.

Leia também  A vocação religiosa

E a celebração da Eucaristia continuou, já com os neo-leitores e neo-acólitos no exercício dos ministérios recebidos.

No final da celebração, depois de o Presidente agradecer a presença de tantos fiéis na cerimónia e de apelar à oração pelas vocações, foi distribuída a todos os presentes uma pagela/recordação da cerimónia realizada. 

Artigos Relacionados