Estamos contigo: Os desafios da distância na ação pastoral

Com o encerramento das escolas, e a suspensão das atividades de grupo e das celebrações religiosas comunitárias devido à pandemia do novo coronavírus, salesianos e leigos, coordenadores de pastoral, párocos, catequistas, animadores, todos, tentaram encontrar formas para continuar a oferecer momentos de vivência pastoral às crianças, jovens e famílias. A internet e as redes sociais passaram a ser o canal quase único para o encontro e para o acompanhamento. Em poucos dias de adaptação foi, no entanto, possível manter parte do calendário de vivência da Quaresma, conservar a rotina dos “bons-dias”, e celebrar a Eucaristia através do Youtube ou do Facebook.

Nas várias presenças, em teletrabalho, continuam as publicações nos sites e redes sociais, partilham-se os subsídios das equipas de pastoral ou das Edições Salesianas, e divulgam-se propostas de oração.

No Estoril, a equipa de Psicólogos do Departamento Psicopedagógico da escola criou um serviço telefónico de apoio psicológico para ajudar a Comunidade Educativa, e a Pastoral acompanha as crianças e jovens de formas criativas, lançando, por exemplo, o #LentChallenge, ou Desafio da Quaresma, em que em cada dia um jovem é desafiado a fazer um vídeo onde comenta o Evangelho do dia.

Também as coordenações pastorais em Évora, Funchal, Lisboa, Manique e Mirandela, através das redes sociais, em especial Instagram e Facebook, puseram em prática uma “estratégia de acompanhamento” com sugestões de orações, música, reflexões, filmes, livros, desporto, atividades em família e links de interesse.

No site dos salesianos, em www.salesianos.pt, a equipa de comunicação e design da sede da Fundação Salesianos criou um espaço especial para as crianças e jovens dos ambientes salesianos, bem como para os pais e encarregados de educação. “Estamos contigo” é um local para o encontro, com propostas de oração e de atividades para viver e inspirar estes dias de maior isolamento social, com sugestões de leitura e de filmes, notícias e informações práticas, e também para a partilha de testemunhos. “Ainda que estejamos em período de isolamento social, não estás só. Estamos contigo”.

Leia também  Em produção: Suplemento especial da JMJ Lisboa 2023

Publicado no Boletim Salesiano n.º 580 de Maio/Junho de 2020

Artigos Relacionados