Espanha, Formação Profissional: Salesianos e multinacional “FESTO” assinam acordo para Formação de docentes

O acordo foi assinado no dia 15 de janeiro de 2018 pelo padre Juan Carlos Pérez Godoy, Provincial dos Salesianos de São Tiago Maior (à direita na foto), e Xavier Segura, diretor-geral da “Festo” em Espanha.

A multinacional alemã “Festo”, especializada em automação e desenvolvimento industrial 4.0, vai dar formação aos professores dos centros salesianos de Formação Profissional de Espanha. O acordo foi assinado no dia 15 de janeiro de 2018 pelo padre Juan Carlos Pérez Godoy, Provincial dos Salesianos de São Tiago Maior, com sede em Madrid, e Xavier Segura, diretor-geral da “Festo” em Espanha, na presença de Santiago Elorriaga, Coordenador Provincial da Formação Profissional, e dos membros do Conselho Provincial.

O convénio é de âmbito nacional e consolida a colaboração que, de modo mais informal, já mantinham até agora com a “Festo”. A companhia alemã vai dar assessoria técnica e formativa aos docentes. O acordo inclui o acesso a material didático da “Festo” em condições económico-financeiras mais favoráveis.

O Pe. Juan Carlos Pérez Godoy assinalou que, para os Salesianos, a “Formação Profissional é a joia da coroa” e lembrou as dificuldades que por vezes se apresentam aos jovens para se manterem atualizados na sua formação, pelo que agradeceu a colaboração da “Festo” nessa tarefa.

Santiago Elorriaga sublinhou a importância da preparação dos professores dos centros salesianos na melhoria da formação dos alunos, garantindo a sua inserção no mercado trabalho.

A “Festo” é um dos fornecedores mundiais de soluções de automatização através da tecnologia pneumática, elétrica e de redes, para automação industrial e de processos. Fornecem desde componentes independentes até sistemas completos, assim como assessoria, consultoria e formação tecnológico-empresarial.

Os Salesianos têm em Espanha 50 escolas de Formação Profissional regular, frequentadas por 16.000 alunos, acompanhados por 1.000 professores.

Leia também  Movimento “Laudato si’”: Antigos Alunos criam máquinas de reciclagem

Nos últimos meses os Salesianos de Espanha assinaram acordos de colaboração para a Formação Profissional com outras grandes empresas como a “Schneider Electric”, a “Hoffmann Group” e a “Siemens”. 

Publicado no Boletim Salesiano n.º 567 de Março/Abril de 2018

Artigos Relacionados