Espanha, Formação Profissional: Salesianos e multinacional “FESTO” assinam acordo para Formação de docentes

O acordo foi assinado no dia 15 de janeiro de 2018 pelo padre Juan Carlos Pérez Godoy, Provincial dos Salesianos de São Tiago Maior (à direita na foto), e Xavier Segura, diretor-geral da “Festo” em Espanha.

A multinacional alemã “Festo”, especializada em automação e desenvolvimento industrial 4.0, vai dar formação aos professores dos centros salesianos de Formação Profissional de Espanha. O acordo foi assinado no dia 15 de janeiro de 2018 pelo padre Juan Carlos Pérez Godoy, Provincial dos Salesianos de São Tiago Maior, com sede em Madrid, e Xavier Segura, diretor-geral da “Festo” em Espanha, na presença de Santiago Elorriaga, Coordenador Provincial da Formação Profissional, e dos membros do Conselho Provincial.

O convénio é de âmbito nacional e consolida a colaboração que, de modo mais informal, já mantinham até agora com a “Festo”. A companhia alemã vai dar assessoria técnica e formativa aos docentes. O acordo inclui o acesso a material didático da “Festo” em condições económico-financeiras mais favoráveis.

O Pe. Juan Carlos Pérez Godoy assinalou que, para os Salesianos, a “Formação Profissional é a joia da coroa” e lembrou as dificuldades que por vezes se apresentam aos jovens para se manterem atualizados na sua formação, pelo que agradeceu a colaboração da “Festo” nessa tarefa.

Santiago Elorriaga sublinhou a importância da preparação dos professores dos centros salesianos na melhoria da formação dos alunos, garantindo a sua inserção no mercado trabalho.

A “Festo” é um dos fornecedores mundiais de soluções de automatização através da tecnologia pneumática, elétrica e de redes, para automação industrial e de processos. Fornecem desde componentes independentes até sistemas completos, assim como assessoria, consultoria e formação tecnológico-empresarial.

Os Salesianos têm em Espanha 50 escolas de Formação Profissional regular, frequentadas por 16.000 alunos, acompanhados por 1.000 professores.

Leia também  Salve, Rainha

Nos últimos meses os Salesianos de Espanha assinaram acordos de colaboração para a Formação Profissional com outras grandes empresas como a “Schneider Electric”, a “Hoffmann Group” e a “Siemens”. 

Publicado no Boletim Salesiano n.º 567 de Março/Abril de 2018

Artigos Relacionados