Eslováquia, Bratislava: Beatificado Pe. Tito Zeman, Salesiano mártir

O Pe. Zeman nasceu a 4 de janeiro de 1915 em Bratislava, na Eslováquia. No início do regime comunista, ajudou 21 seminaristas salesianos a fugir do país.

“Dar a vida pelos irmãos foi o ideal do beato Tito Zeman. Foi preso porque ajudava seminaristas e sacerdotes a sair do país para viverem o seu ideal apostólico. A sua prisão foi transformada por ele em sacrifício pela redenção de outros”. São algumas passagens da intensa homilia feita pelo Cardeal Angelo Amato, sdb, representante do Papa e Prefeito da Congregação das Causas dos Santos, durante a Eucaristia celebrada no dia 30 de setembro em Bratislava por ocasião da beatificação de Tito Zeman, salesiano sacerdote.

Um evento de Igreja e de Família Salesiana que contou com a participação de 25.000 fiéis, 25 arcebispos e bispos, cerca de 500 sacerdotes, 200 seminaristas. Com o cardeal Amato, estavam entre os concelebrantes o arcebispo de Bratislava, Dom Stanislav Zvolenský, o Reitor-Mor, Pe. Ángel Fernández Artime, o cardeal eslovaco Jozef Tomko, e o Núncio Apostólico, Dom Giacomo Ottonello. Também estavam presentes duas irmãs do novo Beato e vários familiares.

O Pe. Zeman nasceu a 4 de janeiro de 1915 no bairro de Vajnory em Bratislava. No mesmo bairro foi batizado e crismado, celebrou a Primeira Missa e concluiu a sua vida terrena a 8 de janeiro de 1969. No início do regime comunista, ajudou 21 seminaristas salesianos a fugir do país. Organizou grupos para fazerem a passagem rumo a Turim. Em abril de 1951, na terceira viagem, foi detido. Preso durante 13 anos, enfrentou 58 interrogatórios sob tortura, cumpriu pena em campos de trabalho forçado, longos períodos de isolamento e foi forçado a manusear urânio radioativo sem qualquer proteção. Libertado em 1964, regressou a Bratislava. Em 1968 foi autorizado a exercer o ministério sacerdotal publicamente. Morreu a 8 de janeiro de 1969 na sua terra natal, reconhecido como um mártir.

Leia também  Entrevista ao Pe. Filiberto González

Publicado no Boletim Salesiano n.º 565 de Novembro/Dezembro de 2017

Artigos Relacionados