Escolas Salesianas tiram fotografia às competências digitais das suas comunidades educativas-pastorais

Na esteira do desenvolvimento tecnológico da Escola Salesiana, a Fundação Salesianos promoverá, durante o mês de maio, um conjunto de ações cujo objetivo é elaborar um diagnóstico das competências digitais das comunidades educativas-pastorais, das lideranças, dos professores e dos alunos.

Este diagnóstico permitirá uma autorreflexão sobre a imersão de tecnologias educativas inovadoras no processo de ensino e aprendizagem.

Com recurso à ferramenta SELFIE (Self-reflection on Effective Learning by Fostering the use of Innovative Educational technologies), desenvolvida pela Comissão Europeia e financiada através do Programa Erasmus, e ao questionário DigComEdu, serão recolhidas, de forma anónima, as opiniões da população escolar acerca da forma como as tecnologias estão a ser utilizadas.

Depois de recolhidas as respostas, as ferramentas gerarão automaticamente relatórios de resultados sobre as várias dimensões abordadas, que serão utilizados na hora de se definirem estratégias e investimentos, que nos permitirão acompanhar os avanços tecnológicos na área da educação e aprofundar o modelo pedagógico ilustrado na Proposta Educativa da Escola Salesiana, a fim de melhorar a qualidade educativa e pedagógica das escolas da Fundação.

A SELFIE e o questionário DigComEdu têm uma base sólida na investigação e foram desenvolvidos de acordo com o Quadro da Comissão Europeia para a promoção da aprendizagem, na era digital, nas organizações educativas.

Nas escolas salesianas, os questionários realizar-se-ão de 17 a 21 de maio e os resultados nacionais serão apresentados no início do mês de junho.

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