Escola Salesiana de Cabo Verde inaugura novas salas de aula e Placa Desportiva renovada

Escola Salesiana de Cabo Verde inaugura novas salas de aula e Placa Desportiva renovada

Num momento de festa e de afirmação do compromisso de educar e formar gerações para um futuro melhor, a Escola Salesiana de Artes e Ofícios de S. Vicente, em Cabo Verde, inaugurou no dia 16 de outubro nove salas de aula e a reabilitação da Placa Desportiva da escola.

No dia 16 de outubro de 2025, a Escola Salesiana de Artes e Ofícios de São Vicente inaugurou novas instalações na escola e renovou o seu compromisso com a missão de educar e formar gerações de cabo-verdianos para um futuro melhor, num ambiente moderno, seguro e acolhedor.

O Provincial dos Salesianos de Portugal e Cabo Verde, Pe. Tarcízio Morais, deslocou-se a Cabo Verde para a cerimónia, e presidiu à bênção dos novos espaços e descerramento da placa comemorativa. Estiveram presentes autoridades civis, religiosas e militares, alunos e membros da Comunidade Educativa, que visitaram as novas instalações.

A sessão festiva decorreu no espaço da Placa Desportiva reabilitada da Escola Salesiana de Cabo Verde, com as intervenções institucionais, na presença de representantes do Ministério da Educação, Câmara Municipal e Assembleia Municipal.

Concretização de um sonho

O Provincial referiu que para a Comunidade Educativa estas novas instalações representam não apenas um investimento nas instalações, mas um investimento “na educação, na juventude de Cabo Verde e na força transformadora do bem”.

“Cada tijolo, cada mesa e cada porta e janela deste espaço é um sinal visível de um sonho que se torna realidade – o sonho de continuar a educar, à maneira de Dom Bosco, os jovens deste território, ajudando-os a crescer ‘bons cristãos e honestos cidadãos’”, afirmou o Pe. Tarcízio no discurso da inauguração.

Em nome dos Salesianos, expressou ainda o agradecimento a todos os que colaboram na concretização da obra. “Gostaria de expressar a nossa profunda gratidão a todos os que tornaram este projeto possível. Aos benfeitores, cujo apoio generoso foi essencial; à equipa de arquitetos, engenheiros e trabalhadores, que colocaram dedicação e empenho em cada detalhe; à direção, aos professores e aos colaboradores, que sonharam e trabalharam incansavelmente para que este dia chegasse; e, claro, às famílias e aos alunos, que são o coração pulsante da nossa instituição. Sem a vossa confiança e colaboração, este momento não seria realidade”. 

“O investimento aqui realizado pela Província Portuguesa é a demonstração do carinho, do afeto e da vontade de fazer cada vez melhor a nossa tarefa educativa e evangelizadora nestas terras. E que queremos muito mais no presente e no futuro”, concluiu.

Artigos Relacionados