Escola Salesiana de Artes e Ofícios: Formação de Educadores em Cabo Verde

Equipa de formadores orientou várias sessões formativas com professores, auxiliares de educação e equipas de trabalho da escola, equipa pastoral e coordenação da Escola Sócio-desportiva.

No início deste novo ano pastoral, uma equipa de formadores deslocou-se à ilha de S. Vicente, em Cabo Verde, para orientar várias sessões formativas com professores, auxiliares de educação e equipas de trabalho da escola, equipa pastoral e coordenação da Escola Sócio-Desportiva.

Rita Rosa, professora no Estoril, preparou e dinamizou os encontros da área pedagógica com temáticas como: o “regulamento interno”, o “projeto educativo”, os “princípios educativos na proposta educativa salesiana”, a “inovação pedagógica” e a “aprendizagem cooperativa na identidade metodológica salesiana”.

Alexandra Constantino, coordenadora da Equipa Provincial das Obras e Serviços Sociais Salesianos, teve a missão de aprofundar os temas como o “amor educativo na relação entre educador e educando”, a “proteção de menores”, a “identidade e coordenação da escola sociodesportiva salesiana” e as “relações humanas no contexto do trabalho”.

Também o Pe. Álvaro Lago acompanhou estes trabalhos e apresentou os temas da “mentalidade projetual na pastoral”, o “perfil do educador salesiano” e concluiu com a apresentação do Tema Pastoral 2019/2020 coadjuvado pelo Pe. Luís Peralta.

Foram dias intensos que ofereceram à comunidade educativa salesiana do Mindelo a oportunidade de se focar em áreas vitais para a oferta educativo-pastoral naquele contexto.

No final da semana, o Pe. Luís Peralta tomou posse como Diretor da presença salesiana num ambiente de grande festa e alegria, tendo havido festejos de agradecimento ao Pe. João de Brito que terminava a sua missão nestas terras africanas. 

Publicado no Boletim Salesiano n.º 577 de Novembro/Dezembro de 2019

Artigos Relacionados