Escola de Dom Bosco: A primeira escola salesiana na Roménia abriu as portas

Com grande alegria, no dia 5 de setembro, a Fundação São João Bosco de Bacău, na Roménia, inaugurou a primeira escola salesiana.

A missão da Escola Dom Bosco baseia-se no Sistema Preventivo transmitido pelo Santo dos jovens, que inspirou os Salesianos da Roménia a querer responder aos numerosos desafios da sociedade atual.

A escola salesiana oferece aos jovens uma educação integral centrada sobretudo em três aspetos: antes de tudo, a educação da consciência, depois a dos afetos e, por fim, da dimensão social, necessária para o desenvolvimento harmonioso da criança. Todas as grandes obras começam por pequenos passos: a primeira turma da Escola Dom Bosco conta com 12 crianças que, cheias de emoção e alegria, se apresentaram com seus pais na escola, com o uniforme escolar e iniciaram o caminho educativo segundo o coração de Dom Bosco. Foi uma festa vivida em ambiente familiar, durante a qual foi partilhado o sonho do Pai e Mestre da Juventude.

O Diretor da Fundação, Pe. Iosif Ilieș, traçou um paralelo entre o sonho dos nove anos e o trabalho de Bacău. A diretora da escola, Danisia Dumea, salientou a importância da comunicação e do envolvimento de todos os atores responsáveis pela educação das crianças numa sociedade, como a escola, a família, a igreja e a sociedade.

Estiveram presentes na abertura Dom Petru Sescu, Bispo Auxiliar da Diocese de Iaşi, e o pároco, Pe. Eduard-Mihai Coşa. O Bispo proferiu uma mensagem encorajadora, relembrando o seu profundo vínculo com São João Bosco, seu exemplo sacerdotal. Após o toque do sino, os pequenos alunos entraram na sala de aula decorada para eles.

As palavras que melhor descrevem este primeiro dia de aulas na Escola Dom Bosco foram aquelas que eram as mais importantes e queridas para Dom Bosco, “casa” e “família”.

Publicado no Boletim Salesiano n.º 595 de novembro/dezembro de 2022

Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.

Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.

Artigos Relacionados