Encontros MJS 2024

Encontros MJS 2024: Avançamos no Sonho!

No dia 13 de janeiro realizaram-se os Encontros MJS destinados a pré-adolescentes e adolescentes que tiveram uma edição no Norte e outra no Sul. Este ano acolheram a atividade as Salesianas de Setúbal, no Colégio de Santa Ana, com missa na paróquia de São José dos Salesianos de Setúbal e, no Norte, os Salesianos do Porto.

«Avançamos no Sonho» foi o tema que os cerca de 400 participantes a nível nacional refletiram e trabalharam durante o dia. Os jovens puderam assim dar continuidade à caminhada realizada ao longo deste ano pastoral e partilhá-la com outros, crescer em maturidade humana, relacional e espiritual, além de partilhar e celebrar a fé em conjunto.

Encontros MJS 2024

Nos Salesianos do Porto, o dia começou com a palavra de acolhimento do diretor, Pe. José Cordeiro, e da coordenadora provincial da Pastoral Juvenil Salesiana das Salesianas, Ir. Linda Vieira.

Seguiu-se a oração da manhã que deu o mote para a separação do grande grupo em dois mais pequenos: pré-adolescentes e adolescentes. O encontro do primeiro grupo foi orientado pela equipa dos Salesianos do Porto e o segundo pelo Centro Juvenil de Arcozelo.

A casa salesiana da cidade invicta viu os seus largos e longos corredores encherem-se de dinamismo e de alegria dos mais novos que procuravam “Sonhos de Deus” por todos os cantos.

A Ir. Linda Vieira desafiou os presentes a que não deixem morrer a semente abundantemente lançada neste encontro. Ficou ainda o convite a todos para a participação nos próximos eventos do Movimento.

Em Setúbal, a Irmã Conceição Santos, das Filhas de Maria Auxiliadora, e diretora da casa, deu as boas-vindas aos participantes dos Encontros MJS 2024, lembrando que é uma casa com mais de 75 anos e que faz sonhar.

Leia também  Centro de formação para invisuais dos Salesianos da Tailândia: O dom da luz

Convidou os jovens a sonhar, como D. Bosco fez, e a perceber qual o seu sonho. Esteve presente também Nuno Camelo, Cooperador Salesiano e responsável da Pastoral Juvenil da Conferência Episcopal Portuguesa.

Por isso, foi um dia vivido com muita alegria, entusiasmo aprofundando a importância de escutar a voz de Deus que se manifesta de tantas formas.

O Delegado Nacional da Pastoral Juvenil dos Salesianos, Pe. Juan Freitas, na Missa final com todos, servindo-se da primeira Leitura do Livro de Samuel, convidou todos e cada a estar atentos ao chamamento de Deus, como Dom Bosco, como Samuel. E, de igual forma, fazer-se ajudar pelos educadores e amigos para responder com prontidão e generosidade dizendo: “Eu venho, Senhor, para fazer a vossa vontade”.

Os participantes cheios de alegria comprometeram-se a viver, 200 anos depois, o Sonho de D. Bosco do qual o Movimento Juvenil Salesiano faz parte.

(Corrigido às 12h07: Encontros destinados a pré-adolescentes e adolescentes, e não a jovens.)

Artigos Relacionados