Encontro Nacional MJS reuniu cerca de 300 jovens em Arouca e Manique: “O carisma salesiano é belo e vivo”

Encontro Nacional MJS reuniu cerca de 300 jovens em Arouca e Manique: “O carisma salesiano é belo e vivo”

O Movimento Juvenil Salesiano (MJS) viveu este sábado um dos momentos marcantes do seu calendário anual com a realização do Encontro de Zona MJS. No Norte, em Arouca, e da versão sul, em Manique. No total, cerca de 300 jovens participaram neste dia de festa, formação e espiritualidade, inspirado no tema nacional da Pastoral Juvenil Salesiana para 2025: “Desperta! Há um lugar para ti.”

No norte, a vila de Arouca foi palco de um encontro que reuniu cerca de centena e meia de jovens provenientes de diversos núcleos salesianos — Porto, Mirandela, Arcozelo e Areosa — além do grupo local ADS – Amigos de Domingos Sávio de Arouca, responsável pela organização em articulação com a coordenação nacional.

“Este é o reinício do projeto em Arouca”, afirmou Vítor Cruz, recordando que o ADS esteve ativo entre 2008 e 2020, tendo sido interrompido pela pandemia. “Estamos a retomar os nossos encontros e este encontro nacional vem dar força a Arouca.”

O dia começou no Pavilhão da Casa do Povo, com a participação da Banda Juvenil da Banda Musical de Arouca e palavras de acolhimento por parte da Irmã Linda, Coordenadora Provincial da Pastoral Juvenil das Filhas de Maria Auxiliadora, e de Simão Oliveira, em representação dos jovens salesianos de Arouca.

A presença dos Cooperadores Salesianos reforçou o caráter comunitário do encontro, que teve o seu ponto espiritual alto na Missa vespertina no Mosteiro de Arouca, presidida pelo Padre Tarcízio Morais, Provincial dos Salesianos de Portugal.

Um movimento vivo que cresce no quotidiano

Em simultâneo, no sul, o encontro decorreu na Casa Salesiana de Manique, reunindo jovens de vários centros do Estoril, Lisboa, Manique, Setubal e Cascais. Ambas as iniciativas, vividas de forma paralela, somaram cerca de 300 participantes, entre adolescentes, jovens animadores e membros da Família Salesiana.

Divididos por três grupos etários, os jovens participaram em dinâmicas, missões, jogos, momentos de oração, partilha e celebração. O tema “Desperta! Há um lugar para ti” marcou toda a jornada, ajudando cada participante a reconhecer-se como parte de um movimento maior e de uma espiritualidade que se vive no quotidiano.

“Foi um momento de arranque, de festa e de encontro”, relataram os participantes. “Um dia que nos ajuda a caminhar, a fortalecer vínculos e a sentir-nos família salesiana, alegre, ativa e comprometida com os sonhos de Dom Bosco”.

Artigos Relacionados