Encontro de Provinciais da Europa

Decorreu de 28 a 30 de Novembro, o Encontro dos Provinciais da Europa, organizado em torno de três pontos fundamentais: o desenvolvimento do Projeto Europa (PE) de 2009 a 2014; a Família na Europa; e as propostas de trabalho para o PE de 2015 a 2020.

O encontro começou pela Invocação do Espírito Santo; a seguir o Pe. Francesco Cereda, Vigário do Reitor-Mor, apresentou o programa de trabalho aos 47 participantes que incluíam todos os Provinciais e os Superiores de Delegação da Europa, os membros do Conselho Geral e, claro, o Reitor-Mor, Pe. Ángel Fernández Artime, que no seu discurso de abertura, sexta-feira à tarde, falou da caminhada da Europa salesiana, à luz do CG27. De destacar também a participação de duas Filhas de Maria Auxiliadora: Ir. Alaide Deretti, Conselheira Geral para as Missões do Instituto, e Ir. Marija Pece, Conselheira Visitadora.

No encerramento do primeiro dia, deu-se a leitura dos resultados das respostas das Províncias sobre o PE, e todos os presentes refletiram, juntos, sobre os limites, os pontos de força, e os desafios do Projeto.

A manhã do segundo dia concentrou-se no tema da Família. O Cardeal salesiano Angelo Amato, Prefeito da Congregação das Causas dos Santos, falou sobre os desafios pastorais da Família no contexto da Evangelização.

De tarde seguir-se uma mesa redonda sobre a interculturalidade das presenças salesianas na Europa, que ocupou o restante do dia, com as relações dos diversos Conselheiros salesianos de Setor, os quais aprofundaram o tema, relacionando-o com o respectivo âmbito de competência.

Assim, depois de uma reflexão do Reitor-Mor sobre interculturalidade como riqueza, e uma introdução por parte do Pe. Cereda, o Pe. Ivo Coelho tratou da interculturalidade nas comunidades de formação e na formação; o Pe. Fabio Attard, das comunidades educativo-pastorais relativamente aos fenômenos migratórios; o Pe. Guillermo Basañes, da contribuição intercultural que os missionários trazem à Europa; o Pe. Filiberto González, da Comunicação Social, ao serviço da interculturalidade; e, por fim, o Sr. Jean Paul Muller desenvolveu o tema a partir das contribuições trazidos pelas Procuradorias Missionárias da Europa.

Leia também  Santos e missionários: O vento continua a soprar

Houve ainda lugar a uma sessão de perguntas e respostas e contribuições espontâneas dos Provinciais, e um trabalho de grupo sobre o tema.

No dia 30, o encontro começou com a celebração eucarística do I Domingo do Advento, que também marcou o Início do Ano da Vida Consagrada. As atividades de conclusão consistiram em encontros de pequenos grupos, a fim de elaborar as propostas para o PE e a partilha final, em assembleia.

Artigos Relacionados