Empresa de antigo aluno salesiano, pioneira na construção modular, está a desenvolver novo robot para a construção

A empresa portuguesa de engenharia “DDN”, do antigo aluno salesiano Carlos Oliveira, concluiu o primeiro edifício construído com o Sistema Construtivo em Blocos Autoportantes de Betão Armado – SIMBA, uma tecnologia pioneira que permite reduzir tempos e custos de construção. A “DDN” e o Instituto Superior Técnico estão a estudar mais aplicações da robótica à construção civil.

A residência para os Serviços Sociais da Polícia de Segurança Pública da Amadora é o primeiro projeto concluído de várias obras para habitação e hotelaria em curso com o sistema modular SIMBA, noticiou o suplemento “Imobiliário” do jornal Expresso.

O sistema SIMBA foi desenvolvido pela “DDN” e pela construtora “Global Engineering”, com o apoio do Instituto Superior Técnico, e permite que 80% do processo de construção seja feito em fábrica. Em comparação com a construção tradicional, este sistema permite reduzir o tempo de construção em 50%, em 90% o desperdício da obra e em 30% a mão de obra necessária. O sistema modular apresenta também poupanças ao nível dos custos, rondando os 900 euros por metro quadrado, valor abaixo dos 1.100 euros por metro quadrado na construção a custos reduzidos e dos 2.500 a 3.000 euros por metro quadrado da construção média.

A “DDN” e o Instituto Superior Técnico estão a estudar mais aplicações da robótica à construção civil, estando em fase de desenvolvimento a criação de um braço robotizado para assentar ladrilho e azulejo em fábrica.

Artigos Relacionados