“Don Bosco Tech Europe”: Inaugurada rede salesiana de escolas de formação profissional

Foi inaugurada na semana passada a Rede “Don Bosco Tech Europe”, que engloba 211 centros de formação profissional, em 22 países da Europa e da bacia do Mediterrâneo, incluindo Portugal.

No dia 20 de outubro decorreu, em Roma, no Grand Hotel Palatino, na Via Cavour, o evento inaugural da rede salesiana “Don Bosco Tech Europe”, com a participação de mais de 100 pessoas e a presença do Reitor-Mor dos Salesianos, Cardeal D. Ángel Fernández Artime.

Fazem parte da estrutura de coordenação e desenvolvimento na área da formação profissional que engloba 211 Centros de Formação Profissional, em 22 países da Europa e da bacia do Mediterrâneo: Albânia, Alemanha, Bélgica, Bósnia-Herzegovina, Egito, Eslováquia, Espanha, França, Hungria, Irlanda, Israel, Itália, Líbano, Kosovo, Marrocos, Moldávia, Montenegro, Palestina, Polónia, Roménia, Ucrânia e Portugal.

No global, a rede totaliza uma população escolar de 86.200 jovens e 7.085 colaboradores, entre docentes, formadores e pessoal auxiliar.

Na sua intervenção, o Pe. Miguel Ángel García Morcuende, Conselheiro Geral para a Pastoral Juvenil Salesiana e presidente da rede, referiu o relacionamento de Dom Bosco com o mundo do trabalho, caracterizado pela intencionalidade educativa que zela pela totalidade da pessoa, pela promoção das suas habilitações e profissionalismo, e pela dimensão socioética, na formação do “honesto cidadão”.

O Pe. Miguel Ángel sublinhou que a formação profissional nos centros salesianos é hoje também um lugar de encontro de culturas, de confissões religiosas.

Piero Fabris, diretor-executivo da “Don Bosco Tech Europe”, ilustrou a caminhada de doze anos que levou à criação desta nova organização.  A “Don Bosco Tech Europe”, explicou, pretende ser um interveniente de primeira importância para as outras redes salesianas mundiais como a DB Tech Africa, Americas, a Don Bosco Tech ASEAN, India, e um parceiro confiável tanto para instituições públicas e particulares, quanto para as empresas.

Leia também  Pe. Juan Freitas, sdb: “Há milhares de jovens portugueses com vontade de ser cristãos a sério, e isso é a melhor coisa que podia acontecer”

A inauguração incluiu um momento de troca de informações entre empresas e responsáveis por projetos na área da União Europeia procedentes de muitos Centros de Formação Profissionais (CFP) salesianos, e de instituições europeias presentes no evento.

No final o Reitor-Mor da Congregação, Cardeal D. Ángel Fernández Artime, elogiou as sinergias internacionais como fundamentais para dispor de Centros de formação que se empenhem por acompanhar os jovens mais necessitados pelo rumo de um futuro cristãmente marcado por trabalho e pela honestidade.

O Reitor-Mor acrescentou que, num mundo em que cada vez mais os valores familiares e éticos são substituídos por objetos, os salesianos continuam a renovar-se, embora persistindo firmes na sua identidade e na tradição: desde sempre, ao lado dos jovens e empenhados em ajudá-los a descobrir os seus sonhos e a realizá-los.

A concluir, D. Ángel referiu algumas experiências de sucesso dos CFP salesianos nos contextos africanos e sublinhou a importância de acompanhar os jovens europeus com a presença e o testemunho dos educadores.

Artigos Relacionados