Don Bosco Global Youth Film Festival: “O amor constrói a paz e a solidariedade”

A segunda edição do Don Bosco Global Youth Film Festival terá lugar nos próximos dias 13 e 14 de outubro de 2023, em Los Angeles, na Califórnia, no “Salesian Family Youth Center”. Promovido pelo Setor para a Comunicação Social da Congregação Salesiana, o festival de cinema vai realizar-se, simultaneamente, em 136 países, e contará com a presença de jovens cineastas.

Tendo como principal objetivo fazer dos jovens embaixadores do amor e catalisadores de mudança e de transformação, o Don Bosco Global Youth Film Festival (DBGYFF) pretende ser uma plataforma para que os novos cineastas (entre os 14 e os 25 anos) possam expressar o seu talento.

O tema escolhido para este ano, “O amor constrói a paz e a solidariedade”, é um convite para que os jovens possam sonhar alto e emergir como protagonistas, sendo capazes de semear o amor e de construir a paz e a solidariedade no mundo.

Realizando-se, em simultâneo, em praticamente 136 países, esta segunda edição do DBGYFF contará com o apoio da fundação DON BOSCO NEL MONDO e incluirá duas categorias distintas de inscrição: os Juniores (14-19 anos) e os Seniores (20-25 anos), todos provenientes de realidades da Família Salesiana (escolas, Centros de Formação Profissional, Institutos de Ensino Superior, paróquias, oratórios…).

Para o Pe. Harris Pakkam, diretor do Festival, esta segunda edição pretende ser um “caminho ‘ad intra’, repensado especificamente para o mundo salesiano, para aproximar os jovens da casas e instituições”, isto por um lado. Por outro lado, e tal como sublinha o diretor, o objetivo do concurso é “abrir um diálogo com os jovens do mundo salesiano, através das suas linguagens e envolvê-los na transformação da sociedade; incentivá-los a expressar o seu talento e criar conteúdo visual sobre o assunto; além de formar e motivar os jovens a tornarem-se apóstolos e embaixadores do amor”, conclui.

Leia também  Salesianos de Évora celebram Dia Local do Antigo Aluno

Projetos a concurso

Tal como aconteceu na primeira edição, poderão participar curtas-metragens (até 5 minutos) de qualquer género (videoclipes, documentários, comédias, filmes mudos, filmes de animação…).

Como forma de incentivo à participação será atribuído aos vencedores prémios no valor total de 100 mil euros. Serão premiadas as melhores curtas a nível global (10 prémios de 2 mil euros), bem como as melhores a nível regional (10 prémios de mil euros para as sete regiões Salesianas), estão ainda previstos 100 prémios locais, no valor de 700 euros.

Toda a Família Salesiana é convidada a assistir à final deste grande evento, que terá lugar no “Salesian Family Youth Center” de Los Angeles, pelas 17h30 (hora da Califórnia), ou seja, às 01h30 do dia 14 de outubro, em Portugal.

O streaming estará disponível através das plataformas digitais da Congregação.

O grande júri internacional vai escolher os vencedores nas várias categorias a concurso entre os filmes selecionados pelo jurados regionais. Patrícia Vicente Madeira, do departamento de Comunicação da Fundação Salesianos, integra o grande júri que irá decidir os vencedores. Os melhores filmes serão exibidos na final.

Artigos Relacionados