Domingos, Zoom e TikTok, a festa da Santidade Juvenil no Porto

Estávamos em 2020 e três amigos, Domingos, Zoom e TikTok, preparavam-se para a festa… Podia ser este o início da história da Festa da Santidade Juvenil deste ano dos Salesianos do Porto que aconteceu na sexta-feira, dia 6 de novembro. O tempo que estamos a viver não permite juntar grupos grandes e os encontros têm que realizar-se com recurso a meios tecnológicos.

A festa, que habitualmente se realiza nos pátios e nos campos de jogos, aconteceu dentro das salas de aula, ligadas entre si, e ligadas a alguns alunos que se encontravam em casa através de videoconferências.

De manhã decorreu uma Celebração da Palavra, presidida pelo Diretor, Pe. José Cordeiro. O Diretor convidou os alunos a realizar o sonho que Deus colocou nos seus corações: o desejo de serem bons. No fundo trata-se apenas de recordar que a felicidade e a santidade são possíveis em qualquer idade, mesmo para os mais novos. O Musicentro e um coro composto por alunos do 2.º e 3.º ciclos animaram a celebração.

A seguir à oração, o Musicentro apresentou um pequeno concerto que animou alunos e comunidade educativa. Houve ainda concursos sobre a santidade, provas de dança, adivinhas e charadas, jogos no salão, assembleias de turma e exibição de cinema.

Estávamos em 2020 e Domingos Sávio usou o Zoom e o TikTok para fazer a festa com os seus amigos.

Apesar das distâncias, a comunidade educativa esteve unida. Foi um dia em cheio em que a festa não pôde sair ao pátio mas pôde entrar nos corações daqueles a quem se destinava.

Artigos Relacionados