“Dom Bosco à escuta”: agrupamentos de escuteiros salesianos reunidos como família

De 17 a 19 de outubro, os agrupamentos de escuteiros Salesianos juntaram-se, nos Salesianos de Lisboa, para participar no encontro “Dom Bosco à escuta”, que se integrou na atividade internacional de radioamadorismo, JOTA-JOTI.
Os grupos celebraram o escutismo salesiano, tendo por base o imaginário “150 anos da Primeira Expedição Missionária Salesiana”.

Seis anos depois do último acampamento que juntou os agrupamentos de escuteiros Salesianos, o agrupamento 79 Prazeres abriu as portas da sua casa para acolher os agrupamentos 64 São José; 75 Estoril; 320 Évora; e 550 Manique.

A atividade teve início sexta-feira à noite, com a apresentação do imaginário e a entrega dos passaportes missionários, que continham desafios que convidavam cada elemento a melhorar as suas capacidades e a partir em missão. Estes desafios tiveram por base cinco áreas: Comunicação, Reconhecimento local e cultural, Aliança, Fé e Capacitação.

O primeiro dia terminou com o lançamento nacional da atividade JOTA-JOTI e a abertura da estação de rádio. Houve ainda tempo para escutar a mensagem do chefe nacional do CNE, Ivo Faria.

Já no sábado, cada secção trabalhou diferentes formas de comunicação: descodificação de mensagens em Código Morse e homógrafo, enviar mensagens através de uma cabine telefónica ou convencer alguém na rua a escrever uma carta para um ente querido e enviá-la.  Ao andar pela cidade de Lisboa, em equipas verticais, os participantes tiveram oportunidade, não só de conhecer a cidade, como, também, estreitar os laços de amizade que os unem. O dia não podia terminar sem a Eucaristia, celebrada com a comunidade da paróquia de Nossa Senhora dos Prazeres.

No domingo, com a ajuda do INEM, Proteção Civil e Bombeiros Voluntários de Campo de Ourique, os escuteiros puderam aprender lições fundamentais para agirem em emergências. Houve ainda tempo para a realização de um conselho de guias, por secção, que marcou o início a preparação do próximo encontro – o Acampamento Dom Bosco –, que vai ter lugar no Carnaval do próximo ano, em Évora.

A atividade contou com a presença de mais de 300 escuteiros e voltou a reunir os agrupamentos Salesianos, que há muito não se juntavam. Durante todo o fim de semana houve um sentimento de família e união entre todos, intensificado pela tradição da atividade internacional de radioamadorismo.

Artigos Relacionados