Dois novos acólitos: Celestino da Costa e Fernão Ximenes

O dia da Imaculada Conceição foi vivido na Comunidade Salesiana de Évora com redobrada alegria. Numa bela celebração eucarística, presidida pelo vice provincial dos Salesianos, o Pe. João Chaves, foi conferido o ministério do acolitado aos jovens estudantes salesianos timorenses Celestino da Costa e Fernão Ximenes.

Juntamente com outros quatro jovens salesianos, também eles timorenses, frequentam o Instituto Superior de Teologia de Évora e, nalguns dias da semana, também a Universidade Católica. Seguindo o itinerário formativo para o sacerdócio, o ministério do Acolitado inseriu-os mais intimamente no  serviço da liturgia e da comunidade dos fiéis. Foi o que o celebrante quis dizer no gesto expressivo de lhes entregar a patena com as hóstias e o cálice com vinho para a consagração. O acolitado facultou-os também para serem ministros extraordinários da comunhão, ministério que eles já puderam exercer no momento de distribuírem a comunhão aos fiéis presentes na Eucaristia.

Com os fiés da paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora rezámos com particular fervor a «Ave Maria», para evocar aquele encontro do jovem padre João Bosco com  o rapazinho Bartolomeu Garelli, no já longínquo 8 de dezembro de 1841, dando assim início à sua obra.

À festa na igreja, seguiu-se o convívio no jantar da comunidade, com  a presença alegre dos salesianos vindos das comunidades de Lisboa, do Estoril e de Manique.

Artigos Relacionados