No passado sábado, dia 17 de maio, Fátima acolheu mais um Dia Nacional do Movimento Juvenil Salesiano (MJS), um encontro anual que reuniu mais de 750 jovens provenientes de todas as casas salesianas de Portugal. Marcado pelo espírito de alegria, partilha e fé, este encontro, que foi preparado pelo conselho nacional do MJS, foi uma oportunidade única para celebrar a identidade e fortalecer os laços de amizade e de comunidade.
O dia começou cedo, com a receção calorosa dos grupos, seguida por momentos de animação e acolhimento. Tendo como tema a “Esperança”, todas as atividades do dia giraram à volta deste tema.
Durante a manhã, os jovens participaram numa caminhada à volta de Fátima, que foi intercalada com jogos, dinâmicas de grupo e momentos de reflexão. A atividade, preparada com criatividade e entusiasmo, reforçou os laços entre os participantes e reforçou o espírito de amizade e solidariedade que caracteriza o MJS.
À tarde, e depois do musical “Dom Bosco” – apresentado pelo Musicentro dos Salesianos de Lisboa –, o palco montado no exterior do Centro Paulo VI, transformou-se numa verdadeira festa – ao estilo de um arraial -, onde a música e a alegria salesiana tiveram lugar de destaque. Os jovens foram ainda convidados a preparar um mural sobre o Jubileu que estamos a viver, bom como a deixar uma mensagem de esperança a quem mais precisa (doentes, presos, idosos).
Destaque, também, para a grande participação dos agrupamentos de escuteiros salesianos e jovens das paróquias que estão confiadas aos Salesianos.





Eucaristia: o centro do dia
O ponto alto do encontro foi a celebração da Eucaristia, durante a tarde, na Basílica da Santíssima Trindade, onde todos se reuniram para viver um momento de profunda comunhão com Deus. Na homilia, feita pelo Provincial dos Salesianos, Pe. Tarcízio Morais, foi destacada a importância de viver segundo os ensinamentos de Jesus, mantendo a chama da fé viva no coração de cada jovem. “Devemos viver este amor na primeira pessoa”, sublinhou o Pe. Tarcizio Morais.
Este momento foi enriquecido pela Banda Bosco, de Arcozelo.
O dia terminou com a bênção de Nossa Senhora de Fátima, no terço e na Procissão de Velas.



Santiago Gomes, do MJS Manique recorda este dia:
“No sábado passado, tive a graça de viver mais um Dia MJS, em Fátima! Foi um dia cheio de alegria, fé e reencontros, onde se sentiu com força a beleza do carisma salesiano.
Logo pela manhã, começámos com uma peregrinação pelas ruas de Fátima. Enquanto caminhávamos juntos, em grupo, ia-se criando um ambiente de festa, oração e amizade. Cada passo era acompanhado por sorrisos, canções e conversas que mostravam que ali, no meio de tantos jovens, ninguém estava sozinho e que caminhávamos todos para o mesmo!
Depois dessa caminhada que iniciou o dia, vivemos um dos momentos mais emocionantes do dia: o musical de Dom Bosco. Foi como se, depois de termos andado fisicamente juntos, agora fôssemos convidados a caminhar com o coração ao lado de Dom Bosco. Através da música, da arte e da entrega de quem esteve em palco, senti-me realmente tocado por toda a paixão e dedicação que Dom Bosco entregava aos jovens, e estes sentimentos ganharam muito mais sentido, porque sei que sou um desses jovens que ele acompanha e que ama!
Esse espírito acompanhou-nos até à Eucaristia, que celebrámos em comunidade. Estar ali, diante de Deus, depois de tudo o que já tínhamos vivido ao longo do dia, foi um verdadeiro momento de gratidão. Tudo fazia sentido, tudo convergia ali, na presença do Senhor, que é a fonte de toda a nossa alegria.
E como se o dia não pudesse terminar de forma mais bonita, chegou o momento da procissão das velas. Rezar em silêncio, com a vela acesa na mão, ao lado de tantos jovens, foi profundamente bonito. A luz das velas iluminava os rostos de todos, como sinal da luz de Cristo que levamos connosco. A presença de Nossa Senhora Auxiliadora, fez-se sentir com força naquele momento de oração.
Depois de este dia cheio de animação e convívio, o que mais guardo no coração é a alegria de partilhar este dia com tantos jovens que vivem o mesmo carisma, que partilham os mesmos sonhos e que, mesmo longe, permanecem próximos.
Reencontrar amigos, sentir-me parte desta grande família MJS e renovar a minha fé foram, e são sempre, o que torna especial dias como este!”
O Dia Nacional do MJS foi mais do que um encontro, foi uma verdadeira experiência de crescimento espiritual, pessoal e comunitário.