Nas escolas salesianas, o cuidado integral com os alunos ultrapassa o ensino tradicional. Os departamentos psicopedagógicos desempenham um papel fundamental ao garantir apoio psicológico, promoção da saúde mental e ações educativas que valorizam o desenvolvimento emocional, social e académico de cada criança e jovem.
No Dia Mundial da Saúde Mental recordamos o trabalho desenvolvido pelos Departamentos Psicopedagógicos das diferentes escolas salesianas.
A escola é um espaço privilegiado onde crianças e jovens passam grande parte do seu tempo e onde constroem competências emocionais, sociais e cognitivas essenciais para a vida. Assim, promover a saúde mental nas escolas é fundamental para garantir um ambiente seguro e favorável à aprendizagem, desenvolvimento e bem-estar integral dos alunos.
Investir na saúde mental escolar permite identificar precocemente dificuldades emocionais e comportamentais, prevenir problemas futuros, fortalecer a resiliência e fomentar a autoestima dos estudantes. Um ambiente escolar que promove o equilíbrio emocional contribui para melhorar o desempenho académico, reduzir o absentismo e a violência, e aumentar o envolvimento e a satisfação escolar.
Educação salesiana: pensar na mente e no coração
Nas escolas salesianas, a promoção da saúde mental é assumida como uma prioridade integrada na educação. Os departamentos psicopedagógicos desenvolvem uma ampla gama de ações que asseguram o apoio emocional e psicológico das crianças e dos jovens.
Essas ações contemplam acompanhamento individual para alunos com dificuldades emocionais e comportamentais, intervenções psicopedagógicas direcionadas, programas que fortalecem competências socio emocionais e a autoestima, além de orientações vocacionais. Também são criados espaços seguros para escuta e apoio, fomentando a construção de relações de confiança. Para além de tudo isto, existe, também, uma forte articulação com as famílias, os professores e todos os educadores, garantindo um acompanhamento multidisciplinar.
Entre as diferentes ações promovidas pelos departamentos psicopedagógicos destaque para:
- acompanhamento psicológico individual para alunos com dificuldades emocionais, comportamentais e de adaptação, incluindo avaliações, intervenções e encaminhamentos clínicos quando necessários;
- Intervenções psicopedagógicas específicas que trabalham áreas como a leitura, a escrita, a atenção e a autorregulação, essenciais para a progressão escolar;
- orientação vocacional direcionada aos alunos do 9.º ano, ajudando-os a tomar decisões informadas;
- promoção da saúde mental e do bem-estar emocional, com atividades temáticas sobre primeiros socorros psicológicos, criação de espaços de escuta e apoio emocional acessível, além de parcerias com universidades para o desenvolvimento de programas inovadores;
- formação e sensibilização da comunidade escolar, elevando a consciência sobre comportamentos positivos e prevenção, aplicando metodologias como o PBIS (Positive Behavior Interventions and Supports) e produzindo recursos educativos preventivos;
- atividades de sensibilização, incluindo eventos ligados ao Dia Mundial da Saúde Mental.
Ações concretas
Um exemplo concreto dessa intervenção foi, nos Salesianos de Manique, o assinalar do Dia Mundial da Saúde Mental com formações, palestras e workshops de bem-estar para colaboradores e estudantes. Já nos Salesianos de Évora o dia foi assinalado com a dinâmica “O Som do Caos e o Som do Equilíbrio”, na qual participaram as turmas do 2.º e 3.º Ciclo. O principal objetivo foi introduzir o tema da saúde mental de forma sensorial e impactante, levando os alunos a perceber como os estímulos do dia a dia (barulho, stress, tecnologia, notificações, pressão social) influenciam o bem-estar psicológico. A dinâmica culminou com um desafio aos alunos “SE A TUA MENTE FOSSE UMA PLAYLIST QUE MÚSICAS TERIA?”. Foram criadas, de forma simbólica, três playlists: Sons do Caos, Sons da Tranquilidade e Sons do Equilíbrio.
Este conjunto de iniciativas reflete o compromisso das escolas salesianas com uma educação que cuida da pessoa na sua totalidade, e onde o desenvolvimento intelectual, social e emocional caminham lado a lado para formar cidadãos felizes, resilientes e preparados para os desafios da vida. Assim, a saúde mental não é encarada como uma questão isolada, mas como uma componente fundamental do processo educativo, numa abordagem que cuida da mente, do corpo e do coração dos alunos.

