Delegados da Pastoral Juvenil da Europa reunidos em Munique

Está a decorrer até dia 10 de fevereiro na casa salesiana de Munique o Encontro de Delegados de Pastoral Juvenil da Europa. A Jornada Mundial da Juventude, que vai decorrer em Lisboa de 1 a 6 de agosto, está ser um dos assuntos abordados pelos vários responsáveis.

Fevereiro é um tempo sempre especial para momentos de reflexão e trabalho em que os Delegados de Pastoral Juvenil da Europa se reúnem anualmente. Após o encontro do ano passado, que decorreu em Fátima, a casa salesiana de Munique está a receber até dia 10 de fevereiro a reunião deste ano.

O evento tem a presença e liderança do Conselheiro da Pastoral Juvenil, Pe. Miguel Ángel García, bem como de outros salesianos do sector. Estão presentes 25 salesianos delegados, desde o norte ao sul da Europa, representando as suas Províncias.

Procura-se, ao longo destes dias, abordar áreas estratégicas da missão salesiana no contexto da animação pastoral com e para os jovens. Desde as áreas de animação como a animação vocacional, missionária, social e Movimento Juvenil Salesiano, passando pelos ambientes escolares, formação profissional, universidade, paróquia, centro juvenil.

A particularidade de nos estarmos a aproximar da Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa, tem sido um dos assuntos transversais, quer na apresentação de conteúdos concretos sobre a logística do acolhimento e SYM Festival, quer nas conversas informais. Há um grande envolvimento dos vários países na preparação e grande vontade que cheguem esses dias e que chegue o momento festivo.

Os dias são vividos num ambiente muito familiar em que o tempo de oração comunitária, as refeições e o tempo de lazer proporcionam ricas partilhas salesianas e a oportunidade de reforçar a opção vocacional na constatação da grandeza e vitalidade carismática salesiana em todos os recantos da Europa.

Artigos Relacionados