D. Américo Aguiar preside à Eucaristia da Festa de São Nuno de Santa Maria

No dia 6 de novembro a Igreja celebrou o dia de São Nuno de Santa Maria. Na paróquia do Santo Condestável, a solenidade do seu orago foi celebrada com uma Eucaristia solene presidida pelo Bispo Auxiliar de Lisboa, D. Américo Aguiar.

Os lugares da igreja, limitados pelas medidas de contenção da pandemia, encheram-se com o Povo de Deus e com várias autoridades civis e militares em representação da Junta de Freguesia de Campo de Ourique e do Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas, bem como membros da Ordem de Cavalaria do Santo Sepulcro de Jerusalém, da Real Confraria do Santo Condestável e da Fraternidade Nuno Álvares. Também o Sr. Dom Duarte Pio de Bragança quis juntar-se à celebração recordando São Nuno, fundador da Casa Real, à qual preside atualmente.

Na sua homilia, simples e muito familiar, D. Américo recordou São Nuno como um ilustre português, homem capaz de unir a nação e de levar Portugal a cumprir feitos grandiosos da sua história e que, por isso, é figura de inspiração sobretudo nos tempos que vivemos e nos quais enfrentamos batalhas tão sérias contra a pandemia e a indiferença. Recordou também o Santo Condestável como homem da caridade, humilde e próximo do povo, capaz de despojar-se de tudo para ajudar os que mais precisavam, sendo também esta atitude verdadeiramente inspiradora para todos.

No domingo dia 8 de novembro a comunidade voltou a juntar-se para celebrar o seu padroeiro na Eucaristia das 12 horas presidida pelo Diretor dos Salesianos de Lisboa, Pe. João Chaves, que exaltou São Nuno como homem que se deixou guiar pela sabedoria de Deus e assim foi capaz de feitos grandiosos.

Estes momentos de festa são realmente aglutinadores e geradores de Espírito de Família na comunidade paroquial e por isso sempre celebrados com grande alegria. Que São Nuno de Santa Maria interceda pelo nosso Portugal nestes tempos em que tanto precisamos de “homens ilustres” como ele para nos guiar e iluminar.

Artigos Relacionados