Congresso Internacional sobre o Padre Albera disponível no Youtube

O congresso, organizado pelo Instituto Histórico Salesiano e pela Universidade Pontifícia Salesiana, assinalou o centenário da morte do Pe. Paulo Albera, e teve lugar nos dias 30 e 31 de outubro na sede da UPS. Evento, que durou dois dias, sábado e domingo, foi transmitido ao vivo com tradução em inglês.

Concluído com satisfação geral o Encontro Internacional de dois dias – 30-31 de outubro de 2021 – dedicado ao Reitor-Mor, Pe. Paulo Albera, no primeiro centenário de sua morte (29 de outubro de 1921). Organizado pelo Instituto Histórico Salesiano (ISS, em italiano) na Universidade Pontifícia Salesiana (UPS), de Roma, o encontro foi promovido pelo Reitor-Mor, Pe. Ángel Fernández Artime.

As Relações do primeiro dia analisaram as linhas operativas e os resultados da ação de governo do Pe. Albera como Reitor-Mor, com um olhar também lançado ao período histórico por ele vivido e sobre o andamento das Casas salesianas da América por ele visitadas no início século XX.

O segundo dia deteve-se na apresentação: das orientações espirituais por ele dadas, tanto aos Salesianos quanto às Filhas de Maria Auxiliadora (FMA); da introdução do Código de Direito Canónico nas Constituições Salesianas; e da imagem do Pe. Albera no Boletim Salesiano (BS).

Deu-se também espaço à indicação das fontes de e sobre o Pe. Albera conservadas no Arquivo Salesiano Central (ASC), depois de uma interessante comparação entre algumas fotografias de Dom Bosco e do Pe. Albera.

Os trabalhos, moderados pelos Professores Angelo Giuseppe Dibisceglia e Maria Lupi, foram abertos pela saudação do Vigário do Reitor-Mor, Pe. Stefano Martoglio, e encerrados pelo Reitor Magnífico da UPS, Prof. Pe. Andrea Bozzolo.

Leia também  Juventude Atlântico Clube sobe à 3.ª divisão nacional de clubes em natação

No decorrer do evento falaram estudiosos: do ISS (Pe. Thomas Anchukandam, Pe. Stanislaw Zimniak, Pe. Francisco Motto); da Faculdade Auxilium, das FMA (Ir. Grazia Loparco, Ir. Eliane Petri); da UPS (Pe. Aldo Giraudo, Sr. Paulo Vaschetto SDB); além do Diretor do Arquivo Salesiano Central, Pe. Petr Zelinka e do Responsável pelo Arquivo Central Josefino, de Roma, Prof. Giovenale Dotta CSJ. O Congresso teve também participação de alguns oradores no estrangeiro: os Professores Ariel Fresia, SDB (Buenos Aires, Argentina), Pe. Joe Boenzi (Berkeley-CA – EUA) e Pe. J. Pudumai Doss (Otava, Canadá), como também de Jerusalém enviou a sua saudação, o Pe. Ivo Coelho, Conselheiro Geral para a Formação dos SDB.

Apreciadíssima a bem articulada e atenta conclusão dos trabalhos feita pelo conhecido historiador e professor emérito da Universidade “Roma Tre”, Prof. Andrea Riccardi, Fundador da Comunidade de Santo Egídio.

Todos os trabalhos estarão em breve disponíveis nos Atos do Encontro.

É possível ver, ou rever, as duas sessões na página do Youtube da Universidade Pontifícia Salesiana.

Primeiro dia

Segundo dia

Artigos Relacionados