Como podemos tornar o planeta mais sustentável?

Nos Salesianos de Lisboa, os alunos do 1.º ciclo da Sala do Sol estão envolvidos numa nova metodologia de aprendizagem por projetos de produção e pesquisa.

Aos alunos foi colocada uma questão para resolverem e definidos objetivos para o projeto a realizar. Como podemos tornar o planeta mais sustentável foi a questão lançada pelas duas docentes que acompanham o grupo, Ana Catarina Gonçalves e Beatriz Lemos. Foram também definidos os objetivos: sensibilizar a população e elaborar ações que visem a preservação ambiental; identificar os principais poluentes atmosféricos que afetam a qualidade do ar e a nossa saúde; consciencializar para as medidas a adotar para minimizar a poluição do nosso Planeta; perceber o papel do ser humano nas soluções e problemas relacionados com a poluição; desenvolver a imaginação, a capacidade de abstração e interpretação; e trabalhar em equipa.

Para gerir o projeto, os alunos usam algumas ferramentas que interagem entre si e que cobrem as quatro fases do projeto: a iniciação; o planeamento; a execução, com monotorização; e o fecho. O projeto tem a duração de seis semanas, envolve alunos, professores, auxiliares e Encarregados de Educação e decorre em vários espaços da escola: Sala do Sol, laboratório, sala de música, biblioteca, e Sala Beta.

Na fase de iniciação, é definido o projeto, incluindo os objetivos, a equipa e as datas importantes. Na fase do planeamento, foi feito um desenho detalhado do projeto, ou seja, quem faz o quê e quando. Na execução do projeto é monitorizado o cumprimento do plano, fazendo as alterações necessárias. No final do projeto, o fecho, os alunos vão consolidar as lições aprendidas e divulgar os resultados alcançados e, claro, festejar o caminho percorrido.

Artigos Relacionados