“Como Dom Bosco, com os Jovens, para os Jovens”

Foi em clima de família e alegria que, no dia 17 de janeiro, sábado, a Família Salesiana de Dom Bosco se reuniu no Santuário de Fátima, para participar na apresentação do Lema do Reitor-Mor, Pe. Ángel Fernández Artime, para o ano de 2015.

Foram perto de 700 as pessoas que encheram por completo o Salão do Bom Pastor, no Centro Pastoral Paulo VI. Na parte da manhã, após a oração, orientada pelo Pe. Rocha Monteiro, Delegado Nacional para a Família Salesiana, a Ir. Maria das Dores Rodrigues, Provincial das Filhas de Maria Auxiliadora, e o Pe. Artur Pereira, provincial dos Salesianos de Dom Bosco, apresentaram o primeiro Lema do novo Reitor-Mor dos Salesianos. Seguiu-se a Eucaristia, animada pelo coro de jovens dos Salesianos de Poiares. 

Após o almoço foi tempo para a apresentação de um painel de convidados que apresentaram e debateram ideias sobre o Lema “Como Dom Bosco, com os Jovens, para os Jovens”. O painel, moderado pelo Coordenador Nacional do Movimento Juvenil Salesiano (MJS), Sílvio Monteiro, foi composto por salesianos, salesianas e jovens que, partindo da frase que resume o Lema, fizeram uma apresentação. Os Provinciais, o Pe. Rui Alberto, diretor das Edições Salesianas do Porto, o Pe. Luís Almeida, coordenador de Pastoral dos Salesianos de Poiares, e a  Ir. Linda de Jesus Vieira, da Equipa Provincial de Pastoral Juvenil, expuseram a forma como vêem o seu trabalho enquanto continuadores, hoje, do trabalho do fundador da Congregação (Como Dom Bosco) e a sua relação com os destinatários desse trabalho (com os jovens).  Por seu lado, os jovens João Fialho e Catarina Barreto, ambos do Conselho Nacional do MJS, falaram da sua experiência de destinatários dessa ação dos Salesianos (para os jovens). 

Leia também  Voluntárias de Dom Bosco: 100 anos para Deus e para o mundo

A animar o encontro com alguns momentos musicais, começando com a oração da manhã, esteve o grupo Christianorum, dos Salesianos de Poiares,  que venceu no dia 6 de dezembro último o Festival Nacional Jovem da Canção Mensagem, organizado pelo Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, representando a diocese de Vila Real, com a música “És a minha bússola”.

Artigos Relacionados