Com Maria: 66.ª Peregrinação da Família Salesiana a Fátima

Nos dias 19 e 20 de maio de 2018 a Família Salesiana realizou a peregrinação anual ao Santuário de Fátima.

A história das Peregrinações da Família Salesiana ao Santuário de Fátima começa e continua com a grande devoção a Nossa Senhora vivida por toda a Família Salesiana, como a mais preciosa herança recebida do seu Santo Fundador, S. João Bosco. Esta devoção é a tradução na vida da certeza de que “Ela tudo fez e faz” na Obra salesiana, quer no tempo de D. Bosco, quer nos nossos tempos. Ela tudo fez e tudo continuará a fazer na Família Salesiana, por isso uma das manifestações de gratidão é ir visitá-l’A ao seu Santuário, a Fátima, para Lhe dizer “muito obrigado” por tanto amor que nos tem e implorar a graça da nossa fidelidade ao amor misericordioso do nosso Deus e ao seu amor materno.

Todos os anos, de há 66 anos a esta parte, a Família salesiana começa muito cedo a preparar a sua Peregrinação Nacional. Com muito carinho, vive atempadamente este acontecimento, não descansando numa rotina de muitos anos. É sempre uma novidade este encontro em Fátima e, para que a beleza do mesmo aumente ainda mais, o Movimento Juvenil Salesiano, integrado há alguns anos, empresta alegria, juventude, vida, arte e fé, brindando com espetáculos de rara beleza artística e de grande espiritualidade salesiana. O Auditório Paulo VI é sempre pequeno para acolher todos os que ali acorrem para ver o espetáculo “Arte e Fé”, como aconteceu este ano na 66.ª Peregrinação.

Foi emocionante ver o grande desfile do começo da 66.ª Peregrinação. Começado junto da Cruz Alta, toda a Família Salesiana com os jovens do MJS e escuteiros de Agrupamentos Salesianos, o desfile tornou-se quase interminável. Na Capelinha, foram dadas as boas-vindas a toda a Família pelo Delegado Nacional e pelo Pe. Provincial, Presidente da Peregrinação, que dirigiu uma pequena Celebração da Palavra em louvor de Nossa Senhora.

Leia também  Graça Alves, cooperadora salesiana, nomeada diretora do Museu de Arte Sacra do Funchal

À noite, no grande mar de luzes da Procissão de Velas, ali estava toda a Família que, depois de rezar fervorosamente o Terço na Capelinha, acompanhou o andor de Nossa Senhora. Com as velas acesas, ia também acesa a fé e o amor do coração de cada um. E a oração continuou na Velada de Oração do MJS num dos Salões do Auditório Paulo VI.

No dia seguinte, Domingo de Pentecostes, o dia começou com uma reunião formativa dos membros da Família Salesiana, enquanto um pequeno grupo delegado, participava ativamente, no terço internacional rezado na Capelinha.

Pelas 11 horas celebrou-se a Eucaristia, presidida por D. José Cordeiro, Bispo de Bragança-Miranda. Foi o ponto alto da Peregrinação, pois tudo o que fazemos na devoção a Nossa Senhora vai, inevitavelmente, desaguar no mar infinito do Coração de seu Filho.

E veio o regresso com lenços brancos de adeus. É uma tradição que se respeita, mas tenho a certeza de que a despedida foi apenas daquele lugar sagrado, porque de Nossa Senhora nunca nos despedimos. Como poderíamos despedir-nos, quando A trazemos bem dentro do nosso coração e anelamos ter por Ela uma devoção semelhante à de D. Bosco?

Fotografia: João Ramalho

Artigos Relacionados