Centro Internacional Salesiano de Espiritualidade: A Espiritualidade de Alexandrina em Balasar

A fim de poderem acolher e difundir a herança espiritual da experiência mística da Beata Alexandrina Maria da Costa, em 2015, ano da comemoração do bicentenário do nascimento de São João Bosco, surgiu em Balasar o Centro Internacional Salesiano de Espiritualidade.

Surgiu por iniciativa de Maria Rita Scrimieri, salesiana cooperadora italiana, e da Fundação Salesianos. Nestes anos o Centro acolheu peregrinos provenientes de várias partes do mundo que ali realizaram vários encontros e retiros.

Em 2017, por ocasião do Centenário das Aparições de Fátima, o centro recebeu vários grupos de peregrinos.

Em 2019, realizou-se no Centro o Congresso dos Salesianos Cooperadores que contou com cerca de 100 pessoas e a participação do Arcebispo emérito de Braga, D. Jorge Ortiga; do Vigário do Reitor-Mor à data, Pe. Francisco Cereda; do Postulador para a Causa dos Santos, Pe. Pierluigi Cameroni; o Pe. Enrico Mozzanica, responsável com Maria Rita Scrimieri do Centro de Estudos da Obra dos Tabernáculos Vivos em Milão.

Na conclusão do congresso, durante a Eucaristia, 17 aspirantes fizeram a sua promessa de Salesianos Cooperadores, formando assim o primeiro grupo de Cooperadores em Balasar precisamente no dia do 75.º aniversário da promessa da Beata Alexandrina como Salesiana Cooperadora, feita em 15 de agosto de 1944.

Para além de um auditório para 100 pessoas, com equipamento multimédia, um salão com capacidade para 80 pessoas e uma pequena capela dedicada a “Todos os Santos”, o centro disponibiliza alojamento para pequenos grupos.

Os peregrinos e hóspedes do Centro Salesiano são acompanhados nas visitas aos lugares da Beata Alexandrina e é-lhes transmitida a mensagem eucarística e mariana de que Alexandrina foi testemunha na sua vida completamente entregue ao Senhor e à Igreja.

Leia também  “Cozinha de Maria”: Paróquia salesiana nas Filipinas distribui comida nas ruas

Na sua vida reflete-se plenamente o pensamento de Dom Bosco: “A mais divina das coisas divinas é cooperar com Deus para a salvação das almas, e é um caminho seguro de elevada santidade”.

Publicado no Boletim Salesiano n.º 594 de setembro/outubro de 2022

Torne-se assinante do Boletim Salesiano. Preencha o formulário neste site e receba gratuitamente o Boletim Salesiano em sua casa.

Faça o seu donativo. Siga as instruções disponíveis aqui.

Artigos recentes

Sobre segui-l’O
28 de Novembro, 2022Por
Musicentro do Estoril assinalou os 10 anos de existência
28 de Novembro, 2022Por
Dom Bosco e a música
28 de Novembro, 2022Por
Cartaz do lema do Reitor-Mor para 2023 com ilustração portuguesa
24 de Novembro, 2022Por

JMJ Lisboa 2023
WYD DON BOSCO 23
O MJS já está a caminho da Jornada Mundial da Juventude

Saber mais

Próximos eventos

Não há nenhum item que corresponda aos seus critérios de pesquisa. Por favor, tente novamente com palavras-chave diferentes.

Artigos Relacionados