Centro de Formação Salesianos: formação de Novos Educadores Salesianos

Nos dias 28 e 29 de setembro, decorreram nos Salesianos de Lisboa duas ações de formação para os “novos Assistentes Educativos e Técnicos” e para os “novos Docentes e Técnicos Superiores”, das Presenças Salesianas da zona sul.

No início de cada ano educativo-pastoral é habitual contar com a presença de novos educadores nas várias Presenças Salesianas.

Consciente da importância do acolhimento e do enquadramento salesiano, o Centro de Formação Salesianos propõe alguns momentos formativos que procuram integrar estes novos colaboradores.

Assim, nos dias 28 e 29 de setembro, decorreram nos Salesianos de Lisboa duas ações de formação para os “novos Assistentes Educativos e Técnicos” e para os “novos Docentes e Técnicos Superiores”, das Presenças Salesianas da zona sul.

Com a colaboração dos formadores João Gonçalves (Centro de Formação Salesianos) e Susana Marques da Cunha (Salesianos do Estoril), foi possível dar formação a 47 novos educadores, provenientes das Presenças Salesianas do Estoril, de Évora, de Lisboa e de Manique. Através de momentos de partilha, de reflexão e de dinamismo, foram abordados temas como “Conhecimento Interpessoal”, “O Perfil do Educador Salesiano”, “Educação: assunto do coração” e “Missão partilhada”, entre outros.

Sabendo que a Pedagogia Salesiana tem um carisma muito próprio, baseado na Razão, na Religião e no Amor/Amabilidade, é importante testemunhá-lo àqueles que chegam de novo. Só assim, com a mesma simplicidade de Dom Bosco, se torna possível envolver todos os agentes educativo-pastorais naquela que é uma das mais belas missões: a educação dos jovens.

Com esta iniciativa, procurámos envolver todos os intervenientes para que se sintam bem, motivados e verdadeiramente empenhados na missão que nos é confiada. 

Publicado no Boletim Salesiano n.º 571 de Novembro/Dezembro de 2018

Artigos Relacionados