Celebrações de Nossa Senhora Auxiliadora nos Salesianos de Lisboa e Mirandela

A solenidade de Nossa Senhora Auxiliadora juntou as comunidades para várias celebrações. Em Mirandela, os Salesianos organizaram uma Procissão na paróquia de São João Bosco. D. Joaquim Mendes, Bispo Auxiliar de Lisboa, presidiu à Eucaristia nos Salesianos de Lisboa.

Nos Salesianos de Mirandela e, em particular, ao nível da paróquia de S. João Bosco, as celebrações da Festa de Nossa Senhora Auxiliadora deste ano estenderam-se ao longo de três dias. No dia 23 de maio, realizou-se a Procissão de Velas, por algumas ruas dos bairros da paróquia. No dia 24, a celebração da Eucaristia foi presidida pelo pároco, Pe. João de Brito Carvalho, com a participação dos fiéis.

No último dia, a 26, comunidade salesiana prestou homenagem a Maria Auxiliadora com canções a Maria, centrada em nove canções marianas. Os intervenientes foram algumas crianças e jovens da catequese, coro juvenil e dois coros de adultos, sob a coordenação do pároco e diretor da obra de Mirandela.

À semelhança do pequeno oratório de Valdocco, também nos Salesianos de Lisboa se realizou no dia 26 de maio a maior festa do ano, em honra de Nossa Senhora Auxiliadora, Ela que a todos os alunos protege e acompanha.

O dia começou com a missa solene, presidida pelo Bispo D. Joaquim Mendes, que recordou a importância de ter Maria como Mãe e Mestra, e deixou as reconfortantes e esperançosas palavras de Dom Bosco: confiai em Maria e vereis o que são milagres.

Foi uma missa solene em que toda a comunidade educativa foi chamada a participar. Entre os 30 cantores e banda, 40 acólitos e os quatro concelebrantes, o altar foi um espaço vivo de juventude e de fé. A fechar a procissão de entrada, quatro finalistas transportaram o andor com a imagem de Nossa Senhora Auxiliadora. Participaram na Missa os restantes dois mil e quatrocentos alunos e educadores. No final, o Padre João Chaves, que vê terminado o seu mandato como diretor desta casa, dirigiu uma mensagem à assembleia.

Leia também  As sementes das Hortas SolSal

No final da Eucaristia, as figuras de Nossa Senhora Auxiliadora e de Dom Bosco juntaram-se à festa dos alunos que ocupou o resto dia, com animação preparada pelos alunos do Secundário.

Artigos Relacionados