Cartaz do lema do Reitor-Mor para 2023 com ilustração portuguesa

Foi divulgado um dos cartazes que será usado para ilustrar o Lema do Reitor-Mor, Pe. Ángel Fernández Artime, para 2023. A proposta, da autoria de Nuno Quaresma, membro da Equipa de Comunicação dos Salesianos de Portugal, vem ilustrar o tema “COMO FERMENTO NA FAMÍLIA HUMANA HOJE. A dimensão laical da Família de Dom Bosco”.

A ilustração escolhida pelo Reitor-Mor inspira-se na dimensão afetiva e familiar, que uniu Dom Bosco e a Mãe Margarida, aos meninos acolhidos no Oratório de Valdocco, isto por um lado. Por outro lado, expressa a autenticidade e vivacidade da Família Salesiana, de ontem e de hoje, ao serviço dos jovens de todo o mundo.

Segundo o autor, este trabalho representa, alegoricamente, “a coragem humilde e amorosa com que, apesar dos recursos limitados, foi construída uma Casa, onde a ligação filial com o Fundador, o amor e a fé em Deus, a confiança mútua, a fraternidade e a alegria, foram terrenos férteis para uma comunidade que nunca parou de crescer”. A simplicidade da comida preparada, em primeiro plano, e a austeridade dos que servem à mesa, à direita da imagem, “evocam o milagre dos cinco pães e dos dois peixes”, conclui o artista.

A ilustração foi originalmente publicada no Boletim Salesiano de Setembro/Outubro nas páginas das “Histórias para contar aos mais novos”.

Artigos Relacionados