Cartaz do lema 2015: depois de 200 Anos Dom Bosco continua com os Jovens

O cartaz já está disponível para download no site www.sdb.org e está disponível em sete línguas – alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, polaco e português.

O Pe. Bruno Ferrero, diretor do Boletim Salesiano italiano e idealizador do cartaz, refere que “o sonho dos nove anos de Dom Bosco, hoje, talvez pudesse ser assim, com os jovens em equilíbrio entre o céu e a terra, suspensos, sem um verdadeiro ponto de apoio seguro, um ponto estável que lhes dê aquele mínimo de segurança necessária para começar a viver.

A pergunta do nosso tempo é: Onde estão os adultos? Enfiados no punhado de privilégios que conquistaram para eles próprios. Estão cansado e pessimistas, com pouco ou nada para transmitir às novas gerações.

Crianças e jovens têm que se conformar com a sua pequena bagagem moral que encontram e partilham no Facebook. Sem passado e sem futuro, são realmente muito pobres e abandonados.

Há crianças e adolescentes que acreditam que nunca conseguem agradar aos seus pais, independentemente do que façam. Inconscientemente rejeitam o mundo adulto e os seus valores ‘estúpidos’.

‘Olha’, disse Maria ao jovem João Bosco. ‘Este é o teu campo, é aqui que tens que trabalhar’. João não teve medo. Ele estava habituado a caminhar numa corda entre o céu e a terra. Só ele sabe ir aonde se encontram os jovens. Ele vai lá, onde estão os jovens, e diz a cada um deles: ‘Tu queres uma vida qualquer ou desejas mudar o mundo? Podes contar comigo. Eu estou contigo. A vida é uma Aventura magnífica e juntos vamos conseguir.’

E aos educadores ele diz: ‘Devem demonstrar, não apenas ensinar!’ E também: ‘Os jovens sabem o que querem, mas não sabem o que é realmente necessitam. Estes jovens precisam de uma mão amiga, que cuide deles e os guie, ajudando-os a crescer’.”

Leia também  Costa Rica: Schneider Electric e CEDES Don Bosco assinam convénio

O cartaz do lema 2015 é “com os jovens, para os jovens” também por outro motivo: uma vez desenvolvido o conceito do cartaz e produzidos os primeiros esboços – com a contribuição do irmão salesiano, Luigi Zonta, de Turim – a conceção gráfica foi desenvolvida pelo jovem artista Lucas Pontassuglia, de 20 anos, animador do Oratório Salesiano de Vasto, e crescido no grupo dos Amigos de Domingos Sávio (ADS). Frequentou o Liceo Artistico B. Jacovitti em Termoli e, ainda que relativamente jovem, conta já com muito trabalho artístico desenvolvido, tendo em novembro de 2012 ganho o prémio “Alfiere del Lavoro”, entregue pelo Presidente da República Italiana, Giorgio Napolitano.

De destacar também a contribuição da redação da Agência Info Salesiana, na tradução para as diversas línguas e a adaptação gráfica – acompanhada esta pelo Sr. Andrés Felipe Loaiza SDB.

Artigos Relacionados