Carta da Secretaria de Estado do Vaticano ao Diretor do Boletim Salesiano

Em nome do Papa Francisco, a Secretaria de Estado do Vaticano enviou ao Diretor do Boletim Salesiano uma carta de agradecimento pelo destaque à Encíclica Fratelli tutti incluído nas edições de 2021. Na mensagem, o Pontífice recordou a Ucrânia, pediu oração pela paz e renúncia a ter inimigos.

Vaticano, 30 de maio de 2022

Reverendo Diác. Joaquim, Diretor da Revista Boletim Salesiano,

Chegou às mãos do Santo Padre a coleção das capas do «Boletim Salesiano 2021», que lhe ofereceu pondo em destaque as respetivas contracapas dedicadas à Carta encíclica Fratelli tutti, querendo deste modo saudar, em nome pessoal e de toda a Equipa de Comunicação dos Salesianos de Portugal, o Santo Padre na passagem do IX aniversário do pontificado que ocorreu numa hora sombria da história, marcada pelo conflito na Ucrânia; mas desde 13 de março de 2013 até hoje, o Papa Francisco trabalhou constantemente em favor da paz e da reconciliação entre os povos, levando a esperança do Evangelho às periferias do mundo.

O Sumo Pontífice incumbiu-me de vir agradecer-lhes toda a solidariedade e comunhão espiritual testemunhada e pede à família inteira dos Salesianos que continue a rezar por ele e pela paz entre os homens. «Uma antiga profecia diz que os povos “transformarão as suas espadas em relhas de arados, e as suas lanças, em foices” (Is 2, 4). Esta profecia não se realizou; antes, espadas e lanças tornaram-se mísseis e bombas. Então donde pode começar o caminho da paz? Da renúncia a ter inimigos. Quem tem a coragem de olhar as estrelas, quem acredita em Deus, não tem inimigos para combater. Tem apenas um inimigo a enfrentar, que está à porta do coração e insiste para entrar: é a inimizade. Enquanto alguns procuram mais ter inimigos do que ser amigos, enquanto muitos buscam o próprio benefício à custa de outros, quem olha as estrelas da promessa, quem segue os caminhos de Deus não pode ser contra ninguém, mas por todos» (PAPA FRANCISCO, Discurso na Terra de Ur, Iraque, 06/III/2021). Para isso, a Equipa de Comunicação dos Salesianos, com o seu Diretor, tome por modelo e advogada de graça a sua Padroeira, Nossa Senhora Auxiliadora, a cuja proteção celestial o Santo Padre os recomenda, ao conceder-lhes a implorada Bênção Apostólica. Valho-me do ensejo para lhe testemunhar a minha fraterna estima em Cristo Senhor.

Artigos Relacionados