Capítulo Provincial 2019 – Salesianos

Os Salesianos de D. Bosco encontram-se em Capítulo Provincial, na primeira das duas sessões previstas, entre o dia 27 e 29 de dezembro de 2019. Em Lisboa, na Casa Provincial, reúnem-se alguns Salesianos representantes das 10 comunidades pertencentes à Província. Para esta primeira sessão capitular também foram convidados alguns jovens e leigos que participam ativamente.

Os Salesianos encontram-se em período de reflexão e de atualização da missão específica. É um caminho conjunto com toda a Congregação Salesiana que se dispõe a escutar e a acolher as intuições do Espírito Santo e servir o Senhor, cuidando particularmente daqueles a quem se sentem enviados, particularmente os jovens.

As chaves orientadoras deste tempo de Capítulo Provincial, em vista do Capítulo Geral dos Salesianos previsto para o ano de 2020, são a prioridade da missão com os jovens, o perfil atual do Salesiano consagrado e a missão partilhada entre leigos e consagrados.

Neste contexto de profunda atenção à realidade juvenil atual dos jovens e em comunhão e partilha de vidas, os Salesianos vivem momentos intensos de oração, fraternidade e esperança em vista do maior bem aos jovens.

O logótipo

O logótipo do Capítulo Provincial 2019, foi desenhado com base na identidade do Capítulo Geral 28, optando pela utilização de formas dinâmicas e representativas no design para simbolizar o dinamismo e adaptação da obra salesiana em cada presença.

Tal como no logótipo da província Portuguesa da Sociedade Salesiana, podemos observar a imagem de 3 pessoas.  Na imagem com maior peso visual em azul, vemos a representação de um salesiano, através da figura estilizada de D. Bosco. Esta figura é acompanhada mais duas figuras em amarelo e vermelho, que representam os jovens e leigos que integram a missão salesiana, num movimento sinérgico, onde é possível perceber que se complementam e crescem juntos.

Leia também  Idanha-a-Nova: 21 mil escuteiros de todo o país no ACANAC

Toda esta representação está suportada por uma mão que simboliza a missão salesiana (educação, formação e evangelização). Esta mão cuida e protege, mas ao mesmo tempo liberta para a vida e evoca ao acompanhamento, a partilha e envolvimento.

Todo o desenho do logótipo possui 4 cores. Os elementos que representam a obra salesiana estão em azul, cor que transmite paz e sobriedade. Já os elementos que representam os jovens e leigos possuem as cores vermelho e amarelo, quentes e opostas ao azul, que se destacam no logotipo a fim de representar o objetivo da missão salesiana.  O ano 2019 no logótipo possui uma tonalidade esverdeada, que destaca este elemento e carrega um tom da cor que nasce da mistura do amarelo e o azul, que representa os jovens e os salesianos neste logotipo.

As letras C e P presentes no logotipo foram utilizadas por serem o monograma tradicional e sigla do evento.

Artigos Relacionados