Ao fim de quatro semanas, o Capítulo Geral 29 avança com propostas e votações. Depois de analisados os núcleos temáticos do CG 29 pelas seis comissões, os trabalhos avançam para a fase de decisões que afetam a estrutura e organização da Congregação.
A composição e organização do Conselho Geral, o requisito do Sacerdócio para os níveis de liderança, particularmente de Diretor, Provincial e Reitor-Mor, algumas alterações na organização das regiões, nomeadamente a divisão da Região África-Madagáscar e a incorporação da Croácia na Região Mediterrânea, foram debatidos esta semana no Capítulo Geral 29, que está a decorrer em Valdocco entre 16 de fevereiro e 12 de abril.
Esta foi uma semana decisiva para o 29.º Capítulo Geral, com votações e debates que vão definir o futuro da Congregação. Dias intensos de trabalho, reflexão e oração que estão a ser vividos pelos 227 capitulares, sempre orientados pela fidelidade ao carisma de Dom Bosco e aos desafios da missão salesiana.
Durante a semana, a assembleia ouviu igualmente os representantes das seis comissões criadas no Capítulo Geral para analisar os três núcleos temáticos propostos.
Oração pela paz
Na última sexta-feira, durante a liturgia, celebrada no contexto da primeira sexta-feira da Quaresma, foi oferecida uma oração pela população de Mianmar (Birmânia) e de todos os países afetados por conflitos armados. A situação em Mianmar continua dramática: desde o golpe militar de há quatro anos, o país está devastado por uma guerra civil que já causou mais de 55 mil mortes e 3 milhões de deslocados. Os capitulares provenientes de territórios marcados por conflitos são testemunhas diretas dos sofrimentos que afligem as suas populações, e o momento de oração representou uma oportunidade de confiar ao Senhor as esperanças de paz e justiça.
O Capítulo Geral 29 está a decorrer em Turim-Valdocco, na Casa-Mãe Salesiana.
Para acompanhar no site, Youtube e redes sociais Facebook e Instagram da Agência ANS.




