Canonização da Irmã Maria Troncatti: Experiência de graça e de festa

Canonização da Irmã Maria Troncatti: Experiência de graça e de festa

Vivemos a canonização da Irmã Maria Troncatti como um acontecimento que nos proporcionou tocar a graça de Deus e a comunhão carismática que nos congrega como Família Salesiana. A Província Portuguesa das Filhas de Maria Auxiliadora esteve representada em todos os momentos celebrativos, através da Provincial, Ir. Maria Deolinda Teixeira, e mais nove Irmãs, a quem foi dada a oportunidade de participar neste evento único.

Na tarde do dia 17 de outubro, na Casa Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, realizou-se a sessão de abertura das celebrações. Contou com a intervenção da Superiora Geral, Madre Chiara Cazzuola, e do Reitor-Mor dos Salesianos, Pe. Fábio Attard. Seguiu-se uma breve intervenção do Postulador para a Causa dos Santos, Pe. Pierluigi Cameroni, e o testemunho pessoal do miraculado Juwa Bosco, da comunidade Shuar do Equador. 

As autoridades civis não faltaram ao convite. O presidente da Câmara de Sucua, no Equador, e o presidente da Câmara de Corteno Golgi, terra natal da Santa. Também estes nos presentearam com a sua saudação grata e entusiasta.  As intervenções foram intercaladas com a atuação musical das 25 noviças FMA de Castelgandolfo. Na apresentação dos convidados destacou-se a forte presença da Igreja e da Família Salesiana do Equador: 14 Bispos, todas as Diretoras das Casas, muitas Irmãs e alguns leigos.

O dia 18 de outubro foi dedicado à “Festa da Santidade” com os jovens, que decorreu ao longo da tarde, no Instituto S. João Bosco das FMA, em Cinecittà. Após a experiência de um pátio oratoriano, cheio de propostas lúdicas para os jovens presentes, o Reitor-Mor e a Madre Chiara dirigiram-lhes uma mensagem de santidade e esperança.  

Após o jantar deslocámo-nos para a Basílica de Dom Bosco, a fim de vivermos a Vigília de Oração, presidida pelo Reitor-Mor, Pe. Fábio Attard. Foi um momento de profunda oração partilhada com a Família Salesiana, tendo concluído com a «boa noite» da Madre Chiara. Regressámos às casas de hospedagem, no nosso caso à UPS, onde o Pe. José Aníbal Mendonça nos acolheu fraternamente.

Santos modelos de entrega total ao serviço do Evangelho e dos outros

No domingo 19 de outubro, Dia Mundial das Missões, vivemos o ponto alto das festas com a celebração da Canonização da Ir. Maria Troncatti com mais seis Beatos, presidida por Sua Santidade o Papa Leão XIV, na Praça de S. Pedro.

Vimo-nos mergulhadas num tempo de graça, que teve tanto de sacrifício, como de beleza e profundidade espiritual. Devido à enorme afluência de peregrinos as filas e as horas de espera eram muito longas, mas tudo tinha sentido e nos falava da grandeza da fé que nos congrega universalmente. Na homilia, o Papa, partindo do Evangelho, referiu-se aos sete novos santos como modelos de fé e de oração e entrega total ao serviço do Evangelho e dos outros. Deixou-nos o apelo a vivermos semelhante caminho de santidade.

A festa continuou na Casa Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, com uma celebração solene de Vésperas presidida pelo Reitor-Mor, onde benzeu, ungindo, um ícone de Santa Maria Troncatti para veneração dos fiéis. Seguiu-se um jantar convívio que finalizou com uma bela largada de balões com mensagens de Santa Maria Troncatti. Tudo isto decorreu no espaço exterior dos jardins, dado o grande número de participantes: Irmãs de todos os continentes, Salesianos, jovens, outros membros da Família Salesiana, o miraculado e a sua família, e ainda alguns familiares de Santa Maria Troncatti.

Um forte apelo à santidade

No último dia das celebrações oficiais, 20 de outubro, vivemos dois momentos muito especiais. Ao final da manhã participámos na Audiência com Leão XIV, dedicada às comunidades e famílias religiosas dos sete novos santos. Realizou-se na Aula Paulo VI. O grupo de Santa Maria Troncatti, identificado com chapéus de diferentes cores, preenchia uma significativa parte da Aula.

Ao final da tarde vivemos a Eucaristia de Ação de Graças pelo dom da canonização de Santa Maria Troncatti, presidida por Sua Eminência o Cardeal Ángel Artime e concelebrada por vários Bispos do Equador e o Bispo de Brescia, diocese natal da Santa. Esta celebração aconteceu na Basílica papal S. Paulo Fora de Muros.

Como grupo aproveitámos ainda a manhã do dia 21 para visitarmos a Basílica de Santa Maria Maior. Rezámos junto ao túmulo do Papa Francisco e participámos na Eucaristia. Para coroar este banho de santidade visitámos a Basílica do Sagrado Coração, construída por Dom Bosco.

Em tempo de oração pessoal, revivemos a verdade que Dom Bosco aí proclamou no final da sua vida: Foi Ela quem tudo fez! Não só na vida do nosso Fundador, mas também na vida de Santa Maria Troncatti e na de cada uma de nós.

Tivemos ainda a oportunidade de visitar o novo Museu Casa Dom Bosco em Roma: momento de reflexão que, com a ajuda da alta tecnologia, nos levou às origens do nosso Carisma.

Regressámos de coração cheio e agradecido por tão bela e profunda experiência de fé e de oração, de universalidade do Instituto e da Igreja, de profundidade e de festa. Habita-nos um forte apelo à santidade, vocação última e central na nossa vocação de FMA, como na vocação de todos os batizados.

Canonização da Irmã Maria Troncatti: Experiência de graça e de festa FMA

Artigos Relacionados