Campos de Trabalho em Cortiçadas do Lavre e Molelos: Serviço aos irmãos

Iniciativa pretende levar alunos e antigos alunos a partilhar a vida e a fé com comunidades diferentes, dando assim a conhecer o carisma de S. João Bosco.

A pastoral dos Salesianos de Lisboa organizou este verão dois Campos de Trabalho, atividade já com tradição nesta presença salesiana e que quer levar alunos e antigos alunos a partilhar a vida e a fé com comunidades diferentes, dando assim a conhecer o carisma de S. João Bosco.

O primeiro Campo de Trabalho juntou 13 alunos do secundário e antigos alunos em Cortiçadas do Lavre, Vendas Novas, acompanhados pelo Pe. Luís Almeida e pelos colaboradores da Pastoral, João Fialho e Marta Figueira. Durante uma semana, de 30 de junho a 7 de julho, as manhãs eram ocupadas com oração, formação e com visitas domiciliares a idosos e atividades na creche da aldeia; as tardes, com animações para as crianças e jovens. Todos os dias se celebrava a Eucaristia às 20h30 com grande adesão da população e se fazia um convívio com jogos, cânticos e danças.

O segundo Campo de Trabalho decorreu em Molelos, perto de Tondela, e foi orientado por um grupo de jovens universitários, antigos alunos, acompanhado pelo Pe. José Aníbal, provincial, pelo Pe. José Cordeiro e pela Marta Figueira. Este grupo já realiza este campo há seis anos consecutivos. Para além das atividades com as crianças e jovens da aldeia e das visitas domiciliárias, o grupo contactou com a dor e a esperança daquelas pessoas que lutam para se reerguer depois dos terríveis incêndios do ano passado.

Agradecemos às comunidades de Cortiçadas de Lavre e de Molelos, paróquias, juntas de freguesia e associações que tão bem nos acolheram. Levamos estes lugares e as suas gentes no coração e reforçamos a certeza de que a vida só faz sentido pleno, se for gasta por Deus no serviço aos irmãos.

Leia também  Centenário Pe. Paulo Albera: O “pequeno Dom Bosco”

Publicado no Boletim Salesiano n.º 570 de Setembro/Outubro de 2018

Artigos Relacionados