Campo Bíblico vocacional no Lago Nojiri: 47 anos ouvindo a Palavra

O Lago Nojiri, no norte do Japão, acolheu o 47.° Campo Bíblico para jovens de várias dioceses do Japão.

O Lago Nojiri encontra-se na cidade de Shinano, distrito de Kamiminochi, em Nagano, no norte do Japão. O 47.° Campo Bíblico foi realizado nesse esplêndido cenário natural de montanhas e lagos, de 8 a 12 de agosto, para os alunos dos primeiros ciclos de ensino, e de 13 a 17 de agosto, para os alunos mais velhos do ensino secundário, vindos de muitas dioceses do Japão.

Este ano participaram no campo 68 rapazes, dos 10 aos 18 anos, acompanhados por dirigentes, pessoal, salesianos sacerdotes, salesianos irmãos, pós-noviços, aspirantes, colaboradores leigos. Foi possível sentir realmente o espírito de família – característica chave do carisma salesiano – em que todos se sentem na própria casa, desfrutam de autêntico afeto, reina o respeito; e todos são corresponsáveis da missão comum numa evidente confiança mútua.

O tema “A santidade é também para ti” (Jo 15, 11) foi retomado do Lema do Reitor-Mor para a Família Salesiana neste ano 2019.

Os participantes, provenientes de várias regiões do Japão, de Kyushu, Shikoku, Kansai e Kanto, foram convidados a refletir sobre a própria vocação de ser santos como o nosso Deus é santo. As reflexões sobre o tema da santidade foram alternados com momentos de apresentação das vidas de São João Bosco, nosso Fundador, de São Domingos Sávio e do Servo de Deus Pe. Vicente Cimatti, iniciador da obra salesiana no Japão.

Aos jovens foi também recordado que a santidade não os torna menos humanos, pois, nas palavras do Apóstolo Paulo, “essa é a vontade de Deus, a vossa santificação” (1Ts 4,3).

Leia também  "BS Hoje" e Musicentro de Lisboa colaboram em conteúdos áudio

Olhando para os 46 anos passados, é possível afirmar que muitas vocações, quer de salesianos sacerdotes quer de salesianos irmãos, foram ou são exatamente o fruto desse Campo Bíblico: rezemos para que também este ano, algumas das dezenas de participantes, acompanhados pelos jovens aspirantes, postulantes, salesianos (irmãos e sacerdotes), despertem para o chamamento de Deus. Deus chama de muitos e variados modos, também por meio do Campo Bíblico.

Publicado no Boletim Salesiano n.º 576 de Setembro/Outubro de 2019

Artigos Relacionados