Burkina Faso: Centro Salesiano de Formação Profissional Feminino forma anualmente 300 jovens

O Centro de Formação Profissional Feminino dos Salesianos de Ouagadougou, capital do Burkina Faso,  forma, todos os anos, mais de 300 jovens em vários setores. O centro oferece cursos de alfaiataria, cabeleireiro e estética, design de tecidos e moldes, manutenção de computadores e secretariado.

Graças aos Salesianos e ao projeto da Organização Não Governamental “Bosco Global”, da Província Salesiana de Sevilha, o Centro recebeu um financiamento da Província de Badajoz para várias melhorias.

Na última fase do projeto, foram equipadas as oficinas de corte-costura e cabeleireiro, além de aumentar o número de vagas para alunas nos cursos teórico-práticos e nos cursos de formação. Além disso, foram realizados cursos de atualização para o corpo docente do centro. Graças ao financiamento recebido várias alunas em situação de extrema vulnerabilidade receberam materiais necessários à realização das atividades práticas.

O Centro Salesiano garante uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade a uma população jovem que aspira a trabalhos mais qualificados, melhorando a sua qualidade de vida e o desenvolvimento do país. “Os nossos destinatários são sobretudo mulheres jovens que abandonaram as escolas tradicionais. São empregadas domésticas, órfãs, jovens donas de casa, que querem assegurar o seu futuro através da aprendizagem de uma profissão. Desafiam as dificuldades que encontram na vida para encontrar o seu lugar na sociedade”, explica o Pe. Joseph Basson, sdb, diretor do Centro. “Uma jovem pedalava 25 km todos os dias para chegar ao centro de aulas sem nunca se atrasar. Hoje, aquela menina realizou seu sonho e tem sua própria oficina de costura”, recorda o Pe. Basson.

Artigos Relacionados