Brasil, Rede Salesiana Brasil: Salesianos do Brasil apostam no trabalho em rede

Ao fim de 15 anos, a Rede de Escolas Salesianas assume uma nova designação: Rede Salesiana Brasil – Escolas, ou RSB – Escolas. Foi criada em 2002 com o objetivo de formar um projeto unitário para mais de uma centena de escolas existentes no Brasil. O sucesso da iniciativa levou a que a mesma organização em rede fosse replicada nos âmbitos social e da comunicação.

As escolas da rede partilham um projeto Educativo-Pastoral Salesiano com o objetivo comum de proporcionar uma educação integral e formar cidadãos capazes de compreender criticamente a sociedade em que vivem e atuar segundo princípios próprios.

Desde a sua criação, a rede envolveu as escolas da Congregação Salesiana e do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, para além de outras instituições associadas, totalizando cerca de 80.000 alunos, 5.000 professores e mais de cem instituições educativas.

Ao longo dos anos, a rede investiu na criação dos próprios materiais de ensino, na criação de uma plataforma digital e na formação contínua dos seus professores.

A reorganização das escolas proporcionou um modo de trabalhar que os Salesianos e as FMA estenderam à ação social. Atualmente, mais de uma centena de projetos sociais distribuídos pelo país partilham experiências e trabalham de maneira mais eficiente na RSB – Social.

A educação superior, outro braço forte da proposta educativa salesiana no Brasil, também foi organizada em rede. A mesma metodologia começou a ser implementada também na área da comunicação.

Em fevereiro, a Rede Salesiana Brasil apresentou um novo portal na Internet onde estão reunidas as diversas redes e os serviços existentes no país: www.rsb.org.br. 

Originalmente publicado no Boletim Salesiano n.º 561 de Março/Abril de 2017

Artigos recentes

Salesianos e voluntários na vila xavante de Santa Fé dão apoio médico e alimentar
29 de Setembro, 2022Por
Comunicado
29 de Setembro, 2022Por
Canonização de Artémides Zatti: “site”, lema e logótipo
29 de Setembro, 2022Por
Timor-Leste: Alunos do Centro de Formação Dom Bosco de Comoro recebem diploma
29 de Setembro, 2022Por

JMJ Lisboa 2023
WYD DON BOSCO 23
O MJS já está a caminho da Jornada Mundial da Juventude

Saber mais

Próximos eventos

Não há nenhum item que corresponda aos seus critérios de pesquisa. Por favor, tente novamente com palavras-chave diferentes.

Artigos Relacionados