Ao aproximar-nos do final do ano escolar, o BS Hoje decidiu publicar uma mensagem de um leitor, entre várias recebidas ao longo do ano. Decidiu a direção publicar esta por ser também um agradecimento de quem nos lê àqueles que connosco colaboram, escrevendo, desenhando e fotografando, de forma completamente gratuita, para as páginas da revista da Família Salesiana.
Antigo aluno salesiano, historiador e professor universitário, José d’Encarnação é um leitor assíduo e atento do Boletim Salesiano. Tem por hábito, a cada edição, escrever e agradecer. E, em breves linhas, destaca uma imagem, um pormenor ou um assunto, de que gostou particularmente.
“Recebido há já bastantes dias, aguardava a meu lado a possibilidade de lhe sentir a textura. Perdoem-me! É que, na verdade, para mim, a textura do papel escolhida integra cada um dos textos. Será estranho afirmá-lo, mas, para mim, os já de si agradáveis e fecundos textos que compõem este n.º 609 seriam bem diferentes, menos «amigáveis», caso o papel outro fosse. E que bem que quadra com a meticulosa paginação e as imagens!… Um gosto ler e sentir. Tocante, a «Metamorfose da lágrima», de José Morais, que Sónia Borges tão bem ilustrou. E a escultura do Joãozinho saltimbanco – a recordar como D. Bosco de todos os estratagemas usou para levar os jovens a Deus. E este senhor padre, de olhar nos longes, no pélago sem fim, a recordar o objectivo maior dos Salesianos – sublime! E a barba do Pe. Polo, que também ela sorri. Sei que foi uma alegria a inauguração da sede dos Escuteiros no Estoril; o presidente da Câmara esteve na homenagem que os AAS me fizeram e não ficou mais tempo porque ia dali para a outra festa. Intrigante, o ângulo de paisagem da Terceira (parabéns, Nuno Camelo), a que o poema de Nemésio dá sentido. Amigos, PARABÉNS! José d’Encarnação”
Agradecemos a este antigo aluno e a todos os outros que nos vão acompanhando ao longo dos anos, o interesse, a partilha, as palavras. Obrigado!
