Boletim Salesiano: nova linha editorial

O ano de 2018 traz a marca, se nos é permitido afirmar, salesiana. Encerrou-se um ciclo editorial com a publicação do BOLETIM SALESIANO (BS) nov/dez. Foram seis números dedicados ao Centenário das Aparições de Fátima. 

O texto de entrada, escrito por seis mães que testemunharam grande amor a Nossa Senhora, as reflexões elaboradas e brilhantes do P. Luís Almeida sobre alguns dos protagonistas dos acontecimentos de Fátima e, ainda, a “deriva” arguta e sagaz de Ana Carvalho e Graça Alves, constituíram uma autêntica seleta do Centenário de Fátima.

O Pe. Taveira da Fonseca aceitou, sem tergiversar, o convite que lhe foi feito, pelo diretor da revista, para escrever uma história ficcionada sobre os acontecimentos de Fátima. O “romance”, dividido em seis capítulos, e, impresso em separata, com bolsa para colecionar, foi um verdadeiro êxito editorial. Leitores conhecidos e anónimos disseram do seu agrado na leitura apaixonada da história amorosa e dramática de “Bernardo e Célia”. O resultado final teve a marca do sucesso que prendeu, ao longo de 2017, os leitores do BS. Ao autor é devido um agradecimento sincero por tão árdua como brilhante tarefa. Parabéns!

Não queremos deixar de relevar a escolha, assaz pertinente, do tema de capa que fez sobressair, pela elegância e pelo bom gosto, a figura da Mãe de Deus, inspirada na visão dos três pastorinhos de Fátima. Também este particular, que não é despiciendo, deu à revista o significado primordial que o Ano Centenário impunha a uma Congregação Religiosa que é mariana desde a sua fundação.

SÍNODO DOS BISPOS – “OS JOVENS, A FÉ E O DISCERNIMENTO VOCACIONAL” 2018

O ano de 2018 traz a marca, se nos é permitido afirmar, salesiana. E isso leva-nos a colocar a linha editorial do BS em sintonia com a problemática e as grandes preocupações da Igreja atual. Há muito que o Papa Francisco deu como mote para o próximo Sínodo dos Bispos de outubro de 2018 “Os jovens, a fé, e o discernimento vocacional”. 

Leia também  Noviços fazem Primeira Profissão Religiosa

Bela praia esta, de mar manso e céu infinito, propícia a grandes pescarias, pois o mandato é inequívoco: “Faz-te ao largo”… “Doravante serás pescador de homens”. 

Aqui está um ano a exigir muito acompanhamento, muitos convites à queima-roupa para que as decisões radicais e os “sins” generosos aconteçam.

O BS, neste contexto, quer ser instrumento de Deus na conjugação de esforços para que a qualidade e a abundância de “peixe” rompa as redes ao terminar a faina. 

Por isso a nossa revista vai abrir, em cada edição, com um texto de um jovem cristão que irá testemunhar a sua fé e o seu amor a Deus.
Uma conceituada psicóloga clínica, com enorme experiência e conhecimento do fenómeno juvenil, falará da problemática das novas gerações que caminham para um mundo desconhecido e global. 
Agenda/notícias relacionadas com o Sínodo hão de complementar a busca de respostas oferecidas em debates, conferências, encontros, peregrinações e concertos.

Por fim, cada uma das capas do BS 2018 mostrará rostos de jovens sorridentes, porventura tristes e melancólicos, mas reveladores de fé e de esperança de quem antevê um mundo melhor. 

Artigos Relacionados