Bodas de ouro: Sacerdotes salesianos Fernando Eusébio de Castro e José Clemente dos Santos comemoraram 50 anos da ordenação

Comunidade educativa comemorou as Bodas de Ouro dos dois sacerdotes salesianos.

Pe. Eusébio de Castro e o seu primo Pe. José Clemente foram ordenados sacerdotes há 50 anos. No dia 20 de abril de 2018 celebraram as Bodas de Ouro de Ordenação Sacerdotal estando presentes toda a comunidade educativa dos Salesianos do Funchal e muitos amigos.

O Pe. Eusébio foi o primeiro aluno da Escola a ser salesiano. Transcrevemos o texto do Pe. Eusébio publicado no livro do Cinquentenário dos Salesianos na Madeira:

«O primeiro aluno da Escola a ser Salesiano e Padre

“Não te preocupes, minha filha, para o ano vêm os Salesianos e o teu filho será padre”.
Estas foram as palavras de conforto que o Pe. Laurindo disse à minha mãezinha preocupada com o meu estado de saúde, pois encontrava-me com problemas brônquiopulmonares. Andava na 3.ª classe.
Efectivamente em Outubro do ano seguinte (1950) chegaram os Salesianos. Continuei com o mesmo professor, o Professor Orlando, a quem devo muito, só que para além das aulas, começaram a aparecer outras actividades que me encantavam: o desporto organizado, a música e o teatro. Em Novembro já pertencia ao Grupo Coral, cujo mestre era o Pe. José Maria Alves, o primeiro Director da Escola, e à noite os Srs. Álvaro Gomes e Botelho (na altura jovens Salesianos) com vários alunos ensaiavam o primeiro drama “A Mocidade Heróica”, que foi representado no Teatro do Liceu Jaime Moniz e no Teatro Municipal. Foi um grande acontecimento na altura. A minha Escola passou a ser a minha segunda casa.
Um dia o Pe. Ernesto Barreiros perguntou-me: “Ó Eusébio, não gostarias de continuar a estudar nos Salesianos e ser padre?” Apesar de não estar nos meus planos essa ideia de ser padre, respondi afirmativamente. Aqueles padres simpáticos e alegres que jogavam à bola connosco deram a volta à minha cabeça de criança. Gostava de ser como eles. Eu e a minha mãe fomos falar com o Pe. Director que amavelmente nos recebeu, e ali mesmo, naquela hora tudo ficou combinado. No dia 16 de Setembro de 1951 estava de viagem para o Continente a fim de frequentar o primeiro ano de seminário no Colégio de Mogofores (Anadia). Comigo foi também o meu primo José Clemente dos Santos.
Daí o meu orgulho de pertencer aos primeiros alunos da Escola Salesiana do Funchal.
Deus serviu-se deles para me indicar o caminho no qual eu realizaria melhor a minha felicidade!»

Pe. Eusébio de Castro

Artigos Relacionados