Áustria, Don Bosco Volunteers: Fortalecer o vínculo entre fé e compromisso social na Europa

Os Salesianos e as Filhas de Maria Auxiliadora da Áustria convidam jovens e adultos, homens e mulheres, de países da União Europeia a fazer voluntariado na Áustria através da “Don Bosco Volunteers”.

A associação “Don Bosco Volunteers” é uma instituição reconhecida pelo Corpo Europeu de Solidariedade. Desde setembro de 2019, permite que cinco voluntários europeus passem dez meses nas estruturas da Família Salesiana na Áustria. As candidaturas para a próxima experiência de voluntariado, que começará em setembro de 2020, decorrem até março.

“Queremos fortalecer o vínculo significativo entre fé e compromisso social na Europa”, explicam o Pe. Petrus Obermüller, sdb, e a Irmã Maria Maul, fma. Através do projeto europeu “Tempo para os jovens”, cinco voluntários trabalham atualmente nas estruturas de Dom Bosco na Áustria. Ao mesmo tempo que prestam um contributo significativo para a sociedade e para a Igreja, vivem importantes experiências pessoais, sociais, culturais e religiosas durante o serviço.

Noemi, uma jovem húngara de 25 anos, trabalha há cinco meses nas escolas “Don Bosco” de Vöcklabruck. “Trabalho no Café Mazzarello da escola. Um local onde partilho o dia a dia com as crianças e jovens. Aquele lugar é o coração da escola”. Uma vez por semana, Noemi acompanha uma irmã salesiana numa visita ao bairro de Dürnau, para brincar com as crianças: “Mesmo sem conhecer bem a língua alemã, entendemo-nos bem. Todas as crianças precisam de um tempo, longe das tarefas, apenas para brincar”. Enquanto aprende o idioma, Noemi dá aulas de inglês e também ajuda a cuidar do jardim.

Artigos Relacionados